Albergaria-a-Velha, Educação, Sociedade

Câmara Municipal e Escola Secundária de Albergaria-a-Velha plantam árvores

plantacao_2-SITE

Os alunos do 8.º ano da Secundária de Albergaria-a-Velha plantaram diversas árvores na Zona Industrial e nos jardins da escola, entre ontem e hoje, numa ação conjunta com a Câmara Municipal.

O trabalho com os alunos começa logo no início do ano letivo, com a entrega de uma bolota que ao longo do tempo dará origem a um pequeno carvalho. A plantação ocorre por altura da primavera, sensibilizando os alunos para os cuidados a ter com as árvores no processo de plantio. Trata-se de uma parceria entre a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e Ciências Naturais que decorre há cinco anos, envolvendo mais de 500 alunos e a plantação de mais de 300 árvores.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha disponibilizou uma parcela de terreno na Zona Industrial onde se tem verificado o resultado desta ação conjunta, com algumas árvores a atingirem já um porte considerável, todas elas plantadas pelos alunos. Os funcionários da  Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos têm acompanhado este processo, abrindo os buracos onde são plantadas as árvores, orientando os jovens nos cuidados a ter nesta fase.

Além da Zona Industrial, os funcionários camarários acompanham também a plantação de árvores no jardim da Escola Secundária. Aqui as árvores plantadas são carvalhos, que cresceram a partir das bolotas fornecidas aos alunos nas aulas, e magnólias. “os alunos sentem as árvores como se fossem da turma, pois cuidaram delas desde a semente, tendo agora a possibilidade de as ver crescer na terra”, explicou o professor Luís Manuel Silva, da disciplina de Educação e Moral Religiosa Católica.

A parcela de terreno na Zona Industrial que tem sido usada nesta ação conjunta dispõe de pinheiros mansos e bravos, carvalhos, plátanos, “liquidambar styraciflua”, cerejeiras bravas, entre outras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *