Amadora, Cultura

Concerto Solidário da Banda Sinfónica da PSP na Amadora

cartaz_bandaPSP-page-001

A Banda Sinfónica da PSP apresenta-se no palco do Cineteatro D. João V no dia 23 de março, pelas 21h00, para um Concerto Solidário.

Um brinquedo por um bilhete. É assim que se vai processar a entrada para este espetáculo, sob a direção do Maestro Comissário Ferreira Brito.

A Banda Sinfónica da PSP conta com um quadro de músicos de elevada formação artística, académica e profissional, coordenados pelo atual Chefe em Exercício e Diretor Artístico Comissário Ferreira Brito, para continuar a servir a Polícia de Segurança Pública e Portugal.

O seu historial é vasto, remontando a primeira banda de carácter militar ao primeiro efetivo da Guarda Real da Polícia.

A iniciativa, nascida num contexto policial de manutenção da paz e ordem pública, seria um modelo tomado por diversas instituições militares e estaria na base da posterior criação da Banda Sinfónica de Segurança Pública.

A música é desde então uma constante ao longo das diversas transformações do corpo Policial Civil até à atual Polícia de Segurança Pública. Em 1981 foi oficialmente constituída a Banda Sinfónica da PSP. A partir deste momento, a Banda adquire legitimidade para trilhar caminhos de reconhecimento institucional, atuando tanto no país como em palcos internacionais.

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública refletiu sempre uma posição de vanguarda nos movimentos artísticos portugueses, sendo pioneira em muitas das atividades levadas a cabo ao longo da sua história, de que é exemplo a gravação regular de suportes áudio para editoras nacionais e estrangeiras, no convite a maestros de renome para a dirigirem em concerto, colaborando com academias e universidades na realização atividades de formação em direção de banda, no convite a jovens compositores para escreverem para banda, na colaboração com músicos e artistas dos mais diversos géneros musicais, que vão do fado ao rock passando pelo jazz, entre outros.

Bilhete: Um brinquedo a trocar por uma entrada/bilhete (nas Esquadras da PSP da Amadora, preferencialmente, ou no Cineteatro D. João V)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *