Alcoutim, Turismo

Alcoutim arranca com programa de promoção dos produtos locais e da sua gastronomia

IMG_1000

A aldeia de Vaqueiros recebeu centenas de visitantes na XVIII Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco, que subiram ao interior serrano do Algarve para descobrir os produtos e sabores do concelho de Alcoutim.

Segundo Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, “a Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco  é um evento dinamizador da economia local e contribuí para a divulgação das tradições e do artesanato, que fazem deste território um mercado com elevado potencial turístico, integrando-se no programa municipal de promoção dos produtos locais e da gastronomia serrana, que prossegue nas próximas semanas com a Feira dos Doces da Avó e com a edição de primavera do Festival de Gastronomia do Concelho de Alcoutim”.

Em Vaqueiros, as estrelas da festa foram o “pão caseiro” e o “pão com chouriço”, cozidos ao vivo durante a feira, o queijo fresco, os doces e os enchidos tradicionais, bem como outros produtos da serra algarvia, que atraem ano após ano os visitantes à aldeia de Vaqueiros.

A paisagem, a tradição, a etnografia, o artesanato com artigos em arame, latoaria, serralharia artística, cestaria, sabonetes artesanais, arranjos florais, bonecas de juta, bijuteria, artigos em cabedal e muitos outros, assim como a animação musical ajudam na elaboração do sucesso deste certame.

O evento arrancou com a marcha-passeio regional, incluída no Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, a festa foi este ano abrilhantada por os artistas Ricardo e Henrique e pelo grupo “Ana & Edgar.

A Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco é organizada pela Freguesia de Vaqueiros, em colaboração com o Município de Alcoutim, a Associação “A Moira” e a delegação regional do Instituto Português de Desporto e Juventude.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *