Sociedade, Vila do Bispo

A Migração volta a celebrar-se em Sagres, Vila do Bispo

cartaz (1)

No dia 14 de março, realizou-se a sessão de apresentação da 7ª edição do “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” no salão nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

A abertura da sessão foi marcada pela assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, representada pelo seu presidente Adelino Soares, a Associação Almargem representada pelo presidente da direção José Victoriano, e a SPEA, representada pela presidente da direção Clara Ferreira, onde é definido o montante de comparticipação atribuído pelo município àquelas entidades e os deveres de cada entidade na organização do evento.
Nesta sessão foi apresentado o cartaz do evento, que nesta edição contará com algumas novidades: o aumento do número de dias já que irá decorrer de 30 de setembro a 05 de outubro por forma a aproveitar o feriado nacional; a abertura de inscrições no mês de julho, um mês antes do que é normal e o processo de registo de marca do festival.

Destaque para a ave escolhida como “estrela” desta edição, o Britango (Neophron percnopterus), que é também a ave que a SPEA elegeu como “Ave do Ano”.
Também conhecido como Abutre-do-Egito, esta é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos, sobretudo aves imaturas e juvenis, durante setembro e princípio de outubro. A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas 3 décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se atualmente em perigo de extinção.

Relembre-se que o “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” foi o projeto vencedor na edição de 2015 dos Prémios Municipio do Ano da plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho, na categoria regional e nacional, reconhecendo o seu mérito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *