Cultura, Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António comemora 110º aniversário da chegada do comboio ao município

Comemorações 110º aniversário chegada comboio VRSA_MAR 2016No ano em que se celebra o 110º aniversário da chegada do comboio a Vila Real de Santo António, o município preparou um calendário de iniciativas para assinalar a efeméride.

As atividades arrancam com a exposição «Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve», que estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, até 31 de maio, e convidará a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia.

Através de testemunhos documentais, materiais e orais os visitantes serão transportados numa jornada através da história da linha férrea, que chegou a Faro em 1889 e a VRSA em 1906 e assumiu-se como um fator determinante no desenvolvimento da região.

No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (antiga escola primária de Santa Rita), será igualmente possível visitar a Exposição «Cais de Embarque», pelo Ovelha Negra Colectivo, de 19 de março a 30 de abril. A mostra exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jato de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos caminhos de ferro portugueses.

No dia em que se comemoram os 110 anos da chegada do comboio a VRSA, a 14 de abril (quinta-feira), o historiador Hugo Cavaco dá a conhecer um pouco mais deste episódio, tendo como mote o livro de sua autoria, intitulado «1899 – Deverá o comboio chegar a Vila Real de Santo António?». A conversa tem lugar no Arquivo Histórico Municipal, às 18h00, e insere-se no ciclo «Arquivo entre Histórias».

Já a 17 de abril (domingo), pelas 9h30, terá lugar o passeio «Um olhar sobre os caminhos-de-ferro em Vila Real de Santo António», orientado pelo historiador Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro. A iniciativa está igualmente integrada no ciclo de passeios pedestres «Passos Contados».

O ponto de encontro será no Arquivo Histórico Municipal, às 9h30, e o percurso incluirá uma visita à exposição e uma viagem de comboio até Cacela, com especial enfoque nas transformações operadas na realidade económica e social da região que a chegada do comboio permitiu.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, pelas 18h00, será apresentado, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, o nº2 da Revista «Promontoria Monográfica – História do Algarve» – ‘Fragmentos para a História do Turismo no Algarve’, que reúne um importante conjunto de trabalhos de investigação acerca da história do turismo da região na sua relação com o impacto da chegada do comboio ao Algarve.

Já em maio, entre os dias 9 e 20, terá lugar, no edifício dos Paços do Concelho, uma exposição de filatelia alusiva à temática da chegada do comboio a VRSA. A mostra é promovida pela Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e está associada às comemorações do dia da cidade (13 de maio).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *