Cultura, Ourique, Turismo

Feira do Porco Alentejano 2016 começa amanhã em Ourique

imgLoader (3)É já na próxima quinta feira que começa a programação da Feira do Porco Alentejano 2016, no centro da Vila de Ourique. O evento que consolidou, ao longo dos anos, a aposta do Município de Ourique na valorização da fileira do porco alentejano, que celebra a capacidade de resistência dos Baixo Alentejanos e sublinha as potencialidades do Mundo Rural, está de regresso para quatro dias de divulgação da produção regional, de afirmação da identidade, de música e de gastronomia.

A valorização de um produto regional de excelência
A Feira é mais uma oportunidade de dar visibilidade a todo o trabalho desenvolvido na dinamização da economia local e regional assente nos produtos tradicionais, diferenciadores e de qualidade certificada como acontece com o porco alentejano. Esta aposta permanente é suportada pela vontade política da Autarquia e pela mobilização dos agentes económicos, razão pela qual o Município de Ourique e a ACPA- Associação de Criadores de Porco Alentejano, organizam um colóquio técnico sobre “ Políticas Agrícolas- O futuro dos sistemas agro-silvo-pastoris de sequeiro”, que será encerrado pelas 12:30 horas, pelo Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. A abertura da Feira decorrerá pelas 10 horas, de sexta, 18 de março. No entanto, no dia anterior, 17 de março, a partir das 22 horas, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro e Ruben Baião atuam na noite de abertura musical.

Diogo Piçarra e Paulo Gonzo em Ourique
Entre 17 e 20 de Março, a Feira do Porco Alentejano acolherá a atuação da Banda Filarmónica 1º de Dezembro e de Ruben Baião, na quinta; do grupo Saramagos de Garvão, do Grupo Coral de Ourique, de Diogo Piçarra, dos DJ’s Meninos da Vadiagem e dos DJ’s Rui Eugénio & Pedro Frazão, na sexta; das Vozes do Sul, dos Filhos do Alentejo, dos Cavaquinhos Além tejo, dos Moços D’Uma Cana, de Paulo Gonzo e dos DJ’s Rui Eugénio & Pedro Frazão, no Sábado; e do Programa da TVI Somos Portugal e dos Canto Oculto, no Domingo.

Um autêntico concentrado do esplendor do Baixo Alentejo
No espaço do certame, entre pavilhões institucionais, pavilhões de patrocinadores, vendedores de produtos tradicionais e espaços de restauração e petisco, a Feira do Porco Alentejano terá em permanência um parque de diversões infantis, animação de rua e o tradicional sorteio de presuntos hora a hora. No espaço de degustação, nos períodos entre as 10 e as 12:30 horas e entre as 15 e as 19:30 horas, os visitantes poderão ver demonstrações do processo de transformação da carne, saborear o corte de presunto e assistir apresentações de confeção de produtos regionais.

No Domingo, 20 de Março, realizam-se os Concursos Miss Piggy” (16H) e de Grunhidos (17:30, no palco principal, enquanto decorre, uma vez mais, o Programa “Somos Portugal” da TVI (a partir das 14H).
A Feira do Porco Alentejano, que em 2015 contou com a presença de mais de 60 mil visitantes, tem entrada livre.

“Ourique é Capital do Porco Alentejano durante todo o ano, na Feira mais parece a  Capital do Baixo Alentejo. A Feira tornou-se num momento de celebração de uma fileira da nossa economia, da nossa identidade e da nossa ambição em valorizar o Mundo Rural”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro.
E o autarca concluiu, “Sejam todos muito bem-vindos a Ourique. A partir de quinta feira, cá vos esperamos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *