Celorico de Basto, Desporto

“Basto Interact” um mecanismo a favor do desporto em Celorico de Basto

_DSC2614Lançada oficialmente em Celorico de Basto, no dia 11 de março, a Rede de Desporto  Local “Basto Interact” mostra-se como uma forma de promover o desporto para todos.

“As infraestruturas existem por isso, faz todo o sentido que existam parcerias que trabalhem em uníssono para colocar o desporto ao serviço das pessoas” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, na cerimónia de lançamento da rede. O autarca realçou a importância do desporto na inclusão. “O desporto é um vetor muito importante para nós enquanto executivo municipal, temos a plena noção de que se trata de uma forma de inclusão, fundamental para fixar as pessoas e crucial no que respeita à qualidade de vida dos cidadãos. Estes projetos devem ser mais-valias que interajam de forma profunda com a comunidade onde se desenvolvem. Deve ser visto como um investimento benéfico e ao serviço da população” realçou.

De facto, este conceito de rede nasceu “na direção do IPDJ do Norte e é objetivo que se torne num programa nacional”. Neste momento existem 13 redes. Segundo o diretor Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, “pretende-se aproveitar as competências, a dinâmica, as instalações dos municípios, dos clubes, o Know-how dos recursos humanos. Trata-se de um conceito simples, barato porque o investimento está feito. Em parceria os resultados serão maiores e conseguiremos incrementar a cultura desportiva numa postura do desporto para todos” disse.

A primeira Rede de Desporto Local será promovida em Celorico de Basto pelo Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto. O presidente do grupo, Daniel Meireles, agradeceu o apoio das diferentes entidades que se uniram em parceria para que este projeto pudesse arrancar. De forma genérica salientou alguns dos objetivos mais relevantes da rede e explicou a dinâmica do logotipo apresentado.

“Esta rede visa promover e defender o desporto como um direito universal, bem como a sua dimensão pedagógica e educativa, divulgando desta forma o Código da Ética Desportiva, sensibilizar e promover práticas desportivas intergeracionais, incentivar o gosto pelo desporto e hábitos de vida saudáveis facilitando à comunidade o acesso as várias modalidades, envolver os parceiros e outros agentes da comunidade, na calendarização e programação das ações e atividades a desenvolver, numa perspetiva integrada de mobilização e potenciação de recursos e dos participantes e garantir a continuidade e inovação dos programas e atividades, tendo por base um modelo participado e partilhado de custos e investimento.”

Para além do município a rede conta, como parceiros, com a Junta de freguesia de Basto São Clemente, o Clube de Natação, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Basto Footgolf Clube, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, como parceiros externos o Futebol Clube de Gandarela, a Escola Superior de Educação de Fafe e a Vitória Sport Clube. Alguns destes parceiros apresentaram um breve resumo da atividade desportiva que desenvolvem na comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *