Lousã, Sociedade

Oficina de Segurança: inauguração da floresta do “Zé Carumas” e assinados protocolos com 14 entidades da Lousã

F1 (2)oram ontem assinados 14 protocolos de colaboração no âmbito do projeto municipal “Oficina de Segurança” que têm como objectivo a realização de diversas acções de sensibilização infantil e de promoção deste projeto em parceria com as diversas entidades.

Os acordos de parceria foram estabelecidos com as Unidade de Saúde Familiar Serra da Lousã e Trevim Sol, Unidade de Cuidados na Comunidade Arouce, Aflopinhal, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Serpins, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Baldios da Lousã, Conselho Directivo dos Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Fundação Floresta Unida, Agrupamento de Escolas da Lousã, APSI – Associação Para a Promoção da Segurança Infantil e ADAI.

Nesta cerimónia, que contou com a presença das diversas entidades, foi inaugurada a “floresta do Zé Carumas” um espaço de sensibilização ambiental/preservação da floresta.

Os objetivos da Oficina de Segurança são sensibilizar a comunidade, especialmente os mais jovens, prevenir situações de risco, consciencializar a criança/jovem para a autoproteção e preservação da floresta, bem como promover uma cultura de segurança.

O projeto tem como público-alvo direto as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico e como público-alvo indireto a população em geral, uma vez que se pretende que os mais novos transmitam os seus conhecimentos.

A Oficina de Segurança é também um Equipamento para Educação Ambiental reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente e realiza atividades educativas para o desenvolvimento sustentável contando com instalações apropriadas e programas específicos com equipas educativas especializadas.

A assinatura dos protocolos e a inauguração da “floresta do Zé Carumas” insere-se no programa da Semana da Floresta e da FLiS – Festa do Livro e do Saber.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *