Albergaria-a-Velha, Cultura

Semana da Leitura da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha arranca na sexta-feira

elos de leitura- siteA Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha promove, entre 11 e 24 de março, a Semana da Leitura 2016. Sob o tema “Elos de Leitura”, as várias atividades são dirigidas a públicos distintos e interligam a paixão pelos livros com outras áreas, como a culinária ou a arte.

A semana arranca com um dia “fora de portas”, em que as ações decorrem noutros espaços. Assim, durante a tarde, as escolas do 1.º Ciclo do Sobreiro, Cruzinha e Igreja, bem como o Colégio de Albergaria (1.º e 2.º ano) vão receber a visita do escritor e ativista social, Bruno Magina, que vem apresentar o livro infantil “A Vila das Cores”. Às 14h00, uma equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa estará também na Biblioteca Municipal de Anadia, para apresentar a leitura encenada de “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.

No sábado, às 10h00, a Biblioteca Municipal recebe uma aula de culinária dirigida aos mais novos. No decorrer das ações de nutrição saudável que têm sido realizadas nos jardins de infância do Concelho, o projeto Divercook dinamiza “Cozinha para Todos!”, uma ação em que as crianças confecionam um prato principal para toda a família. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e à lotação de 15 crianças e respetivos pais.

À tarde, pelas 17h00, tem lugar mais uma sessão “Conversa com…”. O escritor convidado é Pedro Chagas Freitas, autor dos livros “Prometo Falhar” e “Queres Casar Comigo Todos os Dias, Bárbara?”.

Na próxima semana, entre 14 e 18 de março, a Biblioteca Municipal dinamiza “Em Roda do Conto” para o público sénior. Partindo do livro “O Balãozinho Vermelho”, de Iela Mari, os participantes serão envolvidos na criação de uma história original, que começa na arte minimalista e acaba onde a imaginação ditar. Na sexta-feira, dia 18, às 15h00, há também espaço para o torneio infantil “O 4 x 4 x 2 da Literatura”, um jogo em que os mais novos são desafiados a demonstrarem os seus conhecimentos sobre os livros da Biblioteca Municipal. A participação nas atividades carece de inscrição.

No sábado, dia 19, as provas de conhecimento sobre literatura continuam em destaque com a 2.ª Fase do Concurso Intermunicipal de Leitura. Mais de três dezenas de alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo de Ensino vão estar presentes na prova espetáculo, sendo premiados os três melhores de cada ciclo. À tarde, pelas 15h00, serão entregues os prémios aos vencedores da 7.ª edição do Concurso de Poesia. A Biblioteca recebeu 45 poemas de 39 participantes de todas as idades.

A Semana da Leitura encerra com cinco atividades concebidas para as crianças dos Ateliers da Páscoa, que decorrem entre 21 e 24 de março.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *