Celorico de Basto, Desporto

Celorico de Basto apresenta Rede Desportiva Local “ Basto Interact”

LOGO_100x40_3“A Basto Interact” será apresentada oficialmente no dia 11 de março, pelas 16h30, no centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de sousa, em Celorico de Basto.

A primeira Rede de Desporto Local será promovida em Celorico de Basto pelo Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto na sequência do desafio lançado pelo IPDJ por ser uma associação local com uma área de atuação alargada, fomentando o desenvolvimento, a saúde, a educação, o ensino, a cultura, a ocupação dos tempos livres, a prática do desporto e a defesa do meio ambiente.

Esta intervenção na comunidade foi crucial para o desafio proposto ao Grupo Cultural para a criação da Rede de Desporto Local.

Esta rede atuará em parceria com várias entidades nomeadamente a Câmara Municipal de Celorico de Basto, responsável por parte do apoio logístico inerente ao “Basto Interact”.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, ciente de que a prática desportiva é cada vez mais uma forma de estar da comunidade local, vê este projeto como uma forma de impulsionar ainda mais a prática de uma qualquer modalidade. “Celorico de Basto respira desporto, com infraestruturas várias para apoiar as diferentes modalidades. Temos vindo, anos após ano, a aprimorar as condições para que todos, independentemente da idade ou da condição socioeconómica, possam praticar a modalidade que mais gostam. Esta rede irá incrementar ainda mais a prática desportiva para todos. Os nossos jovens terão a oportunidade de conhecer outras realidades e se forem de facto bons podem até, ser catapultados para outros patamares desportivos”, disse.

Esta rede visa promover e defender o desporto como um direito universal, bem como a sua dimensão pedagógica e educativa, divulgando desta forma o Código da Ética Desportiva, sensibilizar e promover práticas desportivas intergeracionais, incentivar o gosto pelo desporto e hábitos de vida saudáveis facilitando à comunidade o acesso as várias modalidades, envolver os parceiros e outros agentes da comunidade, na calendarização e programação das ações e atividades a desenvolver, numa perspetiva integrada de mobilização e potenciação de recursos e dos participantes e garantir a continuidade e inovação dos programas e atividades, tendo por base um modelo participado e partilhado de custos e investimento.

O presidente do grupo promotor, Daniel Meireles, mostra-se satisfeito por este desafio. “A Rede de Desporto Local será mais um desafio para este grupo e tenho a certeza que trabalharemos com afinco para conseguirmos atingir os melhores resultados. Sabemos das dificuldades deste projeto, mas conhecemos muito bem a realidade deste concelho e estou certo que levaremos o desporto a todos, fruto de várias parcerias com os clubes desportivos e outras entidades que se queiram associar.”

Para além do município a rede conta, como parceiros, com a Junta de freguesia de Basto São Clemente, com o Clube de Natação, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Basto Footgolf Clube, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, como parceiros externos o Futebol Clube de Gandarela, a Escola Superior de Educação de Fafe e a Vitória Sport Clube.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *