Mação, Sociedade, Turismo

Mação vestiu-se de fé

image006 (3)Mação acolheu este fim-de-semana uma das tradições religiosas mais enraizadas na história da Vila, os Passos do Senhor. Francisco Serrano, nos anos 30 do Séc. XIX já referia que “A Procissão dos Passos é antiquíssima nesta vila, sendo a mais importante festividade tradicional destes sítios”.

A Procissão do Senhor dos Passos é, pela sua história e carácter espiritual, um dos acontecimentos mais importantes do panorama religioso de Mação. A solene Procissão dos Passos reconstitui o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte até ter sido crucificado no Calvário. Em Mação a Procissão começa na Igreja Matriz e prossegue pelas ruas da Vila até ao Calvário seguindo os Passos, a Via Sacra, com quadros figurativos das figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus.

O próprio Jesus, o “Senhor dos Passos”, levando a cruz às costas, atravessa as ruas de Mação como outrora percorreu as de Jerusalém sendo marcante o Encontro com a Sua Mãe seguindo-se a subida até ao Alto do Calvário onde tem lugar o Sermão do Calvário junto à Capela de S. Pedro e S. Paulo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *