Cultura, Marinha Grande

António Vitorino d’ Almeida atua no Teatro Stephens na Marinha Grande

MaestroO conceituado maestro e compositor António Vitorino d’Almeida apresenta o concerto “Música para Cinema”, na próxima quinta-feira, 10 de março, pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, no âmbito das comemorações do 28º aniversário da elevação da Marinha Grande a cidade.

António Vitorino d’Almeida nasceu em Lisboa, a 21 de maio de 1940, vindo a tornar-se  num dos maiores compositores da história da música portuguesa. É compositor, maestro, pianista, escritor e realizador de programas de televisão.

Aos cinco anos compôs a sua primeira obra. Aos sete anos deu a primeira audição onde interpretou obras de Mozart, Beethoven, para além de diuas peças de sua autoria. Apesar de ter sido considerado um menino-prodígio, teve uma infância “normal”.

Após ter concluído o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa, com 19 valores, obteve uma bolsa de estudo do Instituto de Alta Cultura para estudar composição em Viena de Áustria. Em Viena de Áustria concluiu uma pós-graduação com a mais alta classificação atribuída pela Academia de Música que, em terras austríacas, frequentou.

Fixou residência em Viena, onde viveu durante 20 anos, vindo a Portugal com relativa regularidade. Foi durante 7 anos adido cultural da Embaixada Portuguesa em Viena, cargo que lhe valeu uma condecoração atribuída pelo Presidente da República da Áustria.

Passou pelo cinema, pela televisão, pela escrita, pela rádio, pelas aulas que leccionou na Universidade do Porto, só para referir as principais. Considera-se essencialmente um compositor, argumentando que a música é o elo de ligação e que dá consistência a tudo o que faz. Este é um concerto comentado em que o maestro através do piano nos fala da música que, ao longo da sua carreira, fez para cinema.

Ficha Artística |
António Vitorino D’Almeida
Duração: Aproximadamente 75 minutos
Classificação etária: M/6
Preço | 8€

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 20h00 às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *