Alcoutim, Desporto, Sociedade

Alcoutim promove Festival de Caminhadas

IMG_8612_BNos dias 9 e 10 de abril, a Câmara Municipal de Alcoutim vai levar a efeito, em colaboração o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana, a terceira edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim. A iniciativa proporciona dois dias de caminhadas temáticas, observação e interpretação da natureza, observação de aves, passeios de barco, observação astronómica e degustação de produtos.

Nesta edição o festival contará com 8 percursos guiados, com vários níveis de dificuldade, que decorrerão nas várias freguesias do concelho de Alcoutim e na margem espanhola do Rio Guadiana.

Com a realização do festival, a autarquia alcouteneja pretende oferecer um vasto leque de atividades que conciliam o enorme potencial natural do território com todo o património local, valorizando a cultura, a história, as gentes, a economia e as paisagens fantásticas que a região oferece.

“Dado o aumento significativo na procura de atividades de turismo ativo no panorama turístico nacional e internacional, este evento tem vindo a constituir-se como um produto âncora na estruturação da oferta turística do território”, refere Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal.

Ao longo dos dois dias de festival haverá caminhadas com os mais diversos temas, alguns que se repetem dos anos anteriores devido ao êxito alcançado, como as “ Manhãs com o pastor”, “ Os Caminhos de Ronda do Guadiana” ou “Algarve, com aroma a Alentejo e Espanha”. Este último, com um trajeto que inicia em Alcoutim com um passeio de barco, passa pelo Pomarão, concelho de Mértola, e termina em Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, oferece ao caminhante cenários de três regiões com o Rio Guadiana como pano de fundo.

A observação astronómica também volta a ser uma das atividades possíveis de realizar durante o festival, designadamente com a caminhada noturna “ Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, entre castelos e estrelas”. Haverá ainda caminhadas relacionadas com os temas da observação de aves, da arquitetura local, das plantas aromáticas, da cestaria, e do fabrico de pão.

A participação na maioria dos percursos é gratuita mas condicionada a inscrição prévia, até dia 6 de abril, que deverá ser feita no serviço de Turismo do Município de Alcoutim através dos seguintes contactos: e-mail – julio.cardoso@cm-alcoutim.pt, telefones – (00351) 281 540 500, PT(00351) 965 764 457, ES(0034) 610 839 395.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *