Sociedade

Medicina Interna em destaque até sábado no Centro de Negócios em Elvas

CNT_1As XI Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna iniciaram-se esta quinta-feira, com o curso de de ventilação mecânica não invasiva, prosseguindo até sábado, 5 de março, no Centro de Negócios Transfronteiriços.

Esta é uma organização do Núcleo de Medicina Interna do Hospital de Santa Luzia de Elvas e ao longo destes dias são esperados mais de uma centena de médicos, enfermeiros e outros profissionais nesta sessão que aborda questões relacionadas com a medicina interna.

O programa, desta sexta-feira arranca com o curso de Ecocardiografia básica para o Internista, pelas 9 horas. Prosseguindo à tarde com comunicações orais sobre os temas da mesa redonda: Tratamentos com fármacos biotecnológicos: o futuro da medicina?, nomeadamente: “Tratamento com fármacos biotecnológicos na dislipidemia”, “Tratamento com fármacos biotecnológicos na DII” e “Há novidades no tratamento da AR?”.

A sessão de abertura das jornadas está marcada para as 18.30 horas, a que se segue as sessões magistrais, com os temas: “Dieta Mediterrânica: Património Imaterial da Humanidade” e “O papel da microbiota na saúde humana

Para o terceiro dia, sábado, estão previstas, a partir das 9 horas, várias sessões, a primeira é uma mesa redonda sobre enfermaria, com o tema “Identificação inequívoca de doentes”, “Importância da reeducação funcional respiratória em doentes internados em Medicina Interna”, “Prevalência da sinalização e referenciação de doentes para a rede de cuidados continuados”.

Após uma pausa, decorre nova mesa redonda sobre “Novos aspetos da doença cardiovascular”, abordando as temáticas: “Tratamento hipolipemiante combinado na DM. Benefícios cardiovasculares”, “Novidades no tratamento da DM” e “Aspetos prognósticos e terapêuticos da HTA noturna e a variabilidade tensional”.

Da parte da tarde, é abordado o “Protagonista o interno de medicina”, com as exposições “O papel dos novos antiagregantes orais na cardiopatia isquémica “, “Novos fármacos para o tratamento da DPOC” e “Prevenção do AVC no doente com FA: como escolher o fármaco adequado?”.

O programa desta edição das jornadas encerra com um jantar convívio entre todos os presentes.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *