Cultura, Educação, Seia

Concurso interescolar incentiva o gosto pela leitura em Seia

a4d75127215f52c18ccd5844527298c4_LA primeira fase do concurso vai ter lugar já esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, e envolve 151 crianças.

O Município de Seia e os Agrupamentos de Escolas de Seia e Guilherme Correia Carvalho, através das Escolas do 1º Ciclo e das Bibliotecas Escolares, vão promover mais uma edição do concurso interescolar S.E.R. (Saber/ Expressar/ Exprimir/ Reinventar), cujo objetivo geral visa incentivar o gosto e desenvolver competências de leitura nas crianças.

O concurso é desenvolvido com todos os alunos do 4º Ano do 1º CEB das escolas do Concelho de Seia e contempla um conjunto de desafios, onde através de perguntas e provas práticas é avaliado o conteúdo de uma obra literária, o funcionamento da língua, a leitura expressiva e a destreza. O livro “Diário de Um Menino Já Crescido”, de José Fanha, é a obra eleita para 2016 e sobre a qual incidirão as provas de conhecimento.

A primeira fase do concurso realiza-se já no próximo dia 21 de fevereiro, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, e conta com a participação dos 151 alunos, distribuídos por 7 equipas. Nesta data as equipas darão o seu melhor para passarem as eliminatórias e estarem entre as três equipas vencedoras que disputarão a final no CISE, a 17 de março, onde estará presente o autor do livro em análise.

Promovida desde 2009, o “tom de desafio” subjacente a esta iniciativa tem revelado, ao longo das edições, resultados proficientes no incentivo ao gosto pela leitura, difusão de hábitos de leitura e na divulgação da obra de autores literários portugueses/estrangeiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *