Desporto, Terras de Bouro, Turismo

Festival de Caminhadas no Gerês

cartaz_festival de caminhadasA associação Gerês Viver Turismo organiza este evento pelo quarto ano consecutivo, em parceria com cinco empresas de animação turística que operam essencialmente no destino turístico Gerês, contando com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da associação de desenvolvimento local ATAHCA.

Em cada um dos dias vão realizar-se 5 caminhadas guiadas, por profissionais experientes, percorrendo trilhos com características diferenciadas na zona envolvente à aldeia de Santa Isabel do Monte, concelho de Terras de Bouro, onde a riqueza do património natural e a beleza paisagística são inegáveis.

Todos os trilhos são circulares e apresentam um grau de dificuldade considerado fácil, possibilitando assim a participação de todos, tanto dos mais experientes como dos que menos experiência possam ter neste tipo de actividades.

No primeiro dia as caminhadas terão lugar durante a tarde, sendo que no final das mesmas será promovido o convívio entre todos os participantes com a oferta do típico “Caldo no Pote”. No segundo dia as caminhadas decorrerão na parte da manhã.

O evento, já considerado o mais significativo do género em Portugal, tem como objectivo principal a promoção do Gerês enquanto destino turístico no domínio do Turismo de Natureza, proporcionando por isso um contacto directo com o património natural e cultural a todos os participantes. São também objectivos, a sensibilização para a preservação da Natureza e para a prática de actividades em montanha de forma segura e responsável.

As inscrições, para além de obrigatórias, têm um custo de 5,60€ (cinco euros e sessenta cêntimos) por pessoa, são limitadas a 500 participantes em cada um dos dias e encerram às 23:00 do dia 14 de Março ou eventualmente antes dessa data, se entretanto for atingido o limite máximo de inscrições definido.

De notar que, este festival decorrerá em paralelo com o evento “Fim-de-Semana Gastronómico” de Terras de Bouro, sendo que por isso se sugere a visita aos restaurantes do concelho.Também que, nos dias 21 e 22 de Março vão ser assinalados o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, respectivamente, com caminhadas guiadas no Gerês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *