Albergaria-a-Velha, Cultura

Albergaria-a-Velha seleciona finalistas para Concurso Intermunicipal de Leitura

CIL-SITE  A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha vai organizar a final municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) no dia 19 de março. Na prova pública estarão presentes os 31 alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos apurados na fase escola, que se realizou nos Agrupamentos de Albergaria-a-Velha e Branca.

O Concurso Intermunicipal de Leitura é um concurso escolar promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 municípios que integram a Comunidade. A iniciativa visa promover o prazer da leitura e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nas crianças e jovens durante o seu percurso escolar.

Na manhã de 19 de março vão ser apurados os finalistas – um vencedor e um suplente em cada um dos ciclos de ensino – que irão representar o Concelho na final intermunicipal, que decorre em Sever do Vouga, a 28 de maio.

O júri, constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação do Município de Albergaria-a-Velha, Pedro Calheiros, professor da Universidade de Aveiro, e José Alho, docente do 1.º Ciclo de Albergaria-a-Velha, vai avaliar os participantes através de uma prova oral. Nessa prova, os alunos terão de responder a questões sobre a obra definida para o seu ciclo de ensino e ler de forma clara e expressiva um excerto selecionado. Os livros escolhidos para a fase municipal foram “Dias felizes de uma nódoa teimosa”, de Isabel Zambujal (1.º Ciclo), “A família que não cabia dentro de casa”, de Alexandre Honrado (2.º Ciclo), e “O miúdo advogado”, de John Grisham (3.º Ciclo). Todos os livros integram o Plano Nacional de Leitura.

O Município de Albergaria-a-Velha vai premiar os três melhores alunos de cada ciclo. Os prémios correspondem a cheques-prenda para aquisição de livros: o 1.º prémio no valor de 100 euros, o 2.º prémio no valor de 75 euros e o 3.º prémio no valor de 50 euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *