Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinala Dia Europeu da Vítima de Crime

metronewsA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, assinala hoje e amanhã o Dia Europeu da Vítima de Crime (22 de fevereiro).

Assim, nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o Centro Interpretativo Maria da Fonte acolhe, pelas 15h00, a realização de um workshop dinamizado no âmbito do projeto Carry On (promovido pela Associação Portuguesa de Vida Selvagem em parceria com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho), do qual a Autarquia é entidade parceira. Esta ação será um momento destinado exclusivamente a mulheres vítimas de violência doméstica, que o SIGO acompanha e que integraram o referido projeto.

Dando continuidade a esta ação e igualmente com o intuito de lembrar todas as vítimas de crime, amanhã, dia 23 de fevereiro, estará na Póvoa de Lanhoso, a convite da Autarquia, o projeto Teatro Bus da ARRIVA Portugal, que conta com a colaboração da CERCIFAF.

Haverá duas ações dirigidas à comunidade escolar, mas o destaque vai para a apresentação de uma peça de teatro, que versa sobre a violência nas relações de intimidade, dando especial enfoque à violência no namoro. Este espetáculo conta como protagonistas utentes daquela instituição, todos jovens com necessidades especiais. Com mensagens fortes sobre as diversas temáticas sociais, o modo de intervenção musico-corporal e artístico do grupo convida e apela à reflexão dos indivíduos e da sociedade em que se inclui.

Assim, pelas 10h30, realizar-se-á a primeira apresentação dentro do Teatro Bus, junto à sede do Agrupamento de escolas da Póvoa de Lanhoso e para os/as seus alunos/as; pelas 11h30, segue-se outra apresentação para os/as alunos/as do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, junto à sua sede.

De referir igualmente que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, está a realizar palestras sobre o Bullying e violência nas relações de intimidade.

As que abordam a temática do Bullying estão a ser realizadas no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, direcionadas para todos/as os/as alunos/as do 7º de escolaridade da sede e de Taíde; as que abordam a violência nas relações de intimidade segundas e dão especial enfoque à violência no namoro começam amanhã, terça-feira, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, e serão dirigidas as todas as turmas do 9º ano da sua sede.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *