Albergaria-a-Velha, Cultura

Concerto de Família da Orquestra Filarmonia das Beiras promove música clássica junto das crianças e dos pais em Albergaria-a-Velha

ofb_SITE   O tradicional Concerto de Família da Orquestra Filarmonia das Beiras é, este ano, dedicado à ópera. No próximo domingo, 21 de fevereiro, pelas 17h00, o público do Cineteatro Alba pode ouvir excertos de obras de Mozart, Rossini e Domenico Cimarosa. A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.

Inserido no projeto “Música na Escola”, o Concerto de Família pretende promover obras de música clássica junto das crianças e dos pais, tornando o espetáculo num momento de partilha familiar. Antes do concerto, os alunos do 1.º Ciclo têm a oportunidade de trabalhar uma composição do programa em contexto de sala de aula e assistir a uma sessão pedagógica com a Orquestra.

Na terça-feira, no Cineteatro Alba, mais de mil crianças do 1.º Ciclo da rede pública e privada do Concelho de Albergaria-a-Velha puderam participar na “Operação Ópera!”, onde foi explicada a obra “O Mestre de Música”, de Domenico Cimarosa, sobre um maestro que tem de dirigir uma orquestra trapalhona. O intermezzo do compositor italiano será também apresentado no domingo, juntamente com excertos de outras óperas.

A abertura de “Il Signor Bruschino”, uma farsa italiana de um ato composta por Rossini, é o primeiro excerto a ser interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras, no domingo, no Cineteatro Alba. Seguem-se momentos de duas óperas de Mozart, “As Bodas de Fígaro”, que satiriza os costumes da nobreza do século XVIII, e “Don Giovanni”, uma obra sobre o eterno sedutor, que vive para a conquista de mulheres bonitas.

Após a interpretação de “O Mestre de Música”, a Orquestra Filarmonia das Beiras encerra o espetáculo com o conhecido dueto “Papageno, Papagena” da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart. A Orquestra é dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço, conta com apresentação de Jorge Castro Ribeiro e as vozes de Miguel Maduro-Dias (baixo) e Ana Barros (soprano).

A Orquestra Filarmonia das Beiras é tutelada pela Associação Filarmonia das Beiras, associação cultural intermunicipal que integra o Município de Albergaria-a-Velha e outras instituições, como a Universidade de Aveiro ou o Orfeão de Leiria. A Associação tem como missão promover e desenvolver a cultura musical, através de ações de captação, formação e fidelização de públicos e do apoio na formação profissionalizante de jovens músicos. A Orquestra é financiada pelo Ministério da Cultura.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *