Cultura, Loures

Concerto com Orquestra Gulbenkian e Orquestra Juvenil Geração em Loures

Programa-page-001A Câmara Municipal de Loures, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação das Orquestras Geração promovem na próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, às 21 horas, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, um concerto com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Juvenil Geração, com entrada gratuita.

Dirigidas pelos maestros José Eduardo Gomes e José Jesus Olivetti, as orquestras vão interpretar obras de Ludwig van Beethoven, Sinfonia nº5 em Dó menor Op. 67 (4º andamento), Pyotr Ilych Tchaikovsky, Marcha Eslava em Sib menor Op. 31, Zoltan Kodály, Danças de Galanta, entre outras obras.

A Orquestra Gulbenkian foi fundada em 1962 e conta hoje com um efetivo de 66 instrumentistas, número que pode ser aumentado de acordo com os programas executados. Esta constituição permite-lhe tocar um amplo repertório que abrange os principais períodos da história da música, desde o Classicismo à Música Contemporânea.

O projeto Orquestra Geração, uma iniciativa da Escola de Música do Conservatório Nacional, surgiu em 2007 com 15 crianças e hoje atinge já o número de 1000 jovens em todo o país. Sendo um projeto de cariz social, existe para combater o abandono escolar, o crime e a droga no âmbito escolar e ajudar a construir uma personalidade sã. Representado agora pela Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, está presente em 14 escolas na região de Lisboa. A Orquestra Juvenil Geração (OJG) representa o esforço de sete anos do projeto Orquestra Geração (baseado no “El Sistema”) ao atingir um elevado nível no âmbito das orquestras sociais.

 

Mais informação em: http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=1510

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *