Educação, Seia, Sociedade

Programa “Zoonoses” sensibiliza crianças de Seia para cuidados a ter com animais

DSC_0156Teve início, nos Centros Escolares de Seia e de São Romão, a segunda edição do programa de educação sanitária “Zoonoses”, que se realiza até a próxima quarta-feira nas escolas do 1º ciclo do concelho de Seia.

O programa visa despertar nos alunos o gosto pelos animais, sejam eles de estimação, da quinta ou selvagens, e sensibilizá-los para os cuidados de saúde e de higiene a ter com os mesmos (alimentação, vacinação e esterilização).

A iniciativa é da Rede de Bibliotecas Escolares de Seia (RBEMS) e está a ser implementada em parceria com o Município de Seia, através do Gabinete Veterinário, e a Direção Geral de Saúde / Delegação de Saúde de Seia, abrangendo um total de 330 crianças do 1º ciclo, respetivamente alunos do 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho.

De entre os principais objetivos do “Zoonoses”, cuja primeira edição se realizou durante o ano letivo de 2013/1014, estão o incremento de informação acerca dos riscos para a saúde dos humanos aquando a vivência e contacto direto com os animais. Sob o mote “animais sãos, donos saudáveis”, foi explicado às crianças que doenças podem ser transmitidas pelos animais (por exemplo micoses, alergia ao pelos dos animais, toxoplasmose, brucelose, leptospirose…) e quais os procedimentos a ter consideração quando se têm animais, concretamente a necessidade de vacinação e os cuidados de higiene a ter para evitar a propagação de doenças.

Naquela que é uma ação de prevenção junto de crianças, por sua vez, procura-se consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde e sensibilizar para o não abandono dos animais e, paralelamente, incentivar os alunos e as suas famílias à adoção de um animal, tendo neste âmbito o veterinário municipal endereçado o convite às escolas para a realização de visitas ao canil municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *