Sociedade

Contrarrelógio da 42.ª Volta ao Algarve em Bicicleta disputa-se em Sagres

11935090_705435229557729_8330612893337778811_nA 3ª etapa da 42ª Volta ao Algarve em Bicicleta irá realizar-se em Sagres, no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 12h30. Esta etapa é um contrarrelógio individual com partida e chegada no parque de estacionamento da Fortaleza de Sagres e passagem no Cabo de São Vicente, num percurso de 18 km de extensão. Os primeiros 4,5 quilómetros são bastante técnicos, antecedendo o terreno propício aos verdadeiros especialistas, que terão a oportunidade de fazer a diferença, num local onde o vento é visita frequente e pode endurecer a prova.

Também a 1ª e a 2ª etapa que se disputam entre Lagos e Albufeira e Lagoa Monchique, respetivamente, terão passagem pelo concelho de Vila do Bispo. A primeira etapa, agendada para o dia 17 de fevereiro, passará em Burgau, pelas 11h12 e em Barão de São Miguel pelas 11h25. Já no dia 18 o pelotão passará por Vila do Bispo, na rua Ribeira do Poço onde estará instalada uma meta volante/sprint (cerca das 13h36) num percurso vindo de Lagos em direção a Aljezur e com conclusão de etapa em Monchique.

A 42.ª edição da Volta ao Algarve está na estrada entre 17 e 21 de fevereiro de 2016 e apresenta um percurso com oportunidades para todo o tipo de corredores, onde privilegia os ciclistas completos na luta pela camisola amarela final. O itinerário conta com 756,6 quilómetros, distribuídos por quatro etapas em linha e por um contrarrelógio individual.

A Volta ao Algarve tem vindo a afirmar-se como um dos melhores eventos desportivos do país. Todos os anos recebe entre 8 a 10 equipas da primeira divisão internacional de ciclismo, num pelotão com cerca de 180 corredores.

Assim, Vila do Bispo irá receber alguns do melhores ciclistas da atualidade num evento desportivo que atrai muitos espectadores às estradas do município dada a rara beleza que o mesmo proporciona, quer pelo cenário do percurso quer pelos movimentos da prestação de ciclistas participantes.

Recorde-se ainda que a Volta ao Algarve em Bicicleta constitui um excelente meio de divulgação do concelho, pois esta prova tem um forte impacto em Portugal e no estrangeiro. Em 2015, o evento foi noticiado por 25 órgãos de comunicação social portuguesa. A participação das estrelas internacionais também faz com que a imprensa estrangeira destaque a iniciativa. Assim, no ano passado, cerca de 17 websites informativos de 17 países noticiaram esta iniciativa: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canada, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Polonia e Rússia.

Para Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, esta Volta é mais uma excelente promoção turística da região. Acreditando, ainda, que a mesma ajudará a sensibilizar as equipas e os grandes atletas do pelotão, para as excelentes condições que o Algarve proporciona durante todo o ano.

O autarca refere ainda que na vertente competitiva ou em lazer, o Município de Vila do Bispo, pelas suas gentes, segurança, clima, gastronomia, alojamento e paisagens naturais deslumbrantes não deixará ninguém indiferente…

Á semelhança das edições anteriores, a prova é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Adelino Soares deseja a todos os atletas e suas equipas uma excelente Volta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *