Albergaria-a-Velha, Cultura

José Cid regressa a Albergaria-a-Velha no Dia do Município

jose cid-SITEJosé Cid, um dos nomes incontornáveis da música ligeira portuguesa, regressa ao Cineteatro Alba no próximo sábado, 13 de fevereiro, às 21h30, no âmbito das comemorações dos 181 anos da fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha. De resto, José Cid é dos poucos artistas a ter atuado no Cineteatro, antes e depois da remodelação da sala. No concerto, o cantor e compositor apresenta-se a solo, ao piano, num espetáculo intimista, onde serão recordados os êxitos de uma carreira com mais de meio século.

Nascido em Chamusca, no Ribatejo, em 1942, José Cid inicia o seu percurso musical com apenas 14 anos no grupo Os Babies, compondo a sua primeira canção, “Andorinha”, aos 17. Enquanto estudava, foi integrando outras bandas e, em 1965, lança o Quarteto 1111, que conhece sucesso imediato com o tema “A Lenda de El-Rei D. Sebastião”, que ainda nem estava gravado em disco.

O primeiro álbum a solo surge em 1971, altura em que José Cid começa a participar em festivais internacionais, como o World Popular Song Festival, o Festival da OTI ou o Festival Yamaha, no Japão, onde é premiado pela canção “Yesterday, Today and Tomorrow”. Lança também um novo grupo, os Green Windows, que alcança um sucesso considerável. José Cid acaba por vencer o Festival da Canção em 1980, com o tema “Um Grande, Grande Amor”, mas viu a sua canção, “Se Te Pudesse Abraçar”, em 1998, vencer o concurso, com o grupo Alma Lusa.

Ao longo de cinco décadas, José Cid editou mais de 30 discos, entre eles, o álbum “10.000 anos depois entre Vénus e Marte” (1978), que viria a ser incluído na lista dos 100 melhores álbuns de rock progressivo do mundo, organizada pela revista americana “Billboard”. Colaborou com nomes bem conhecidos do meio musical português, como Tozé Brito, Tonicha, Rita Guerra, Jorge Palma, Carlos do Carmo, Vitorino ou Paulo de Carvalho, lançando vários outros, como Inês Santos e Paulo Bragança. Em 2009, é o primeiro músico a ser distinguido com o Prémio de Consagração de Carreira pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Os bilhetes, que estão quase a esgotar, têm o preço de oito euros, sendo de cinco euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. O Cineteatro Alba disponibiliza um serviço de babysitting gratuito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *