Albergaria-a-Velha, Cultura

Número de leitores da Biblioteca Municipal subiu 9,2 por cento em 2015

estatisticas biblioteca-SITEMais de 31 mil pessoas visitaram a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha ao longo de 2015, uma subida de cinco por cento quando comparado com o ano anterior. Tendo em conta que o equipamento municipal esteve aberto ao público durante 255 dias, houve uma média de 122 visitantes por dia.

Quanto a novos leitores, a Biblioteca Municipal registou, no ano passado, 469 novos leitores, o que perfaz um aumento de 9,2 por cento em relação a 2014. Atualmente existem 5094 leitores inscritos, a maioria do género feminino – 57,9 por cento – e com idade superior a 20 anos.

Em termos de empréstimos domiciliários, foram requisitados 12 875 livros, tendo o mês de março sido o mais movimentado do ano, com 1232 requisições. O livro mais procurado do ano foi “As Rosas Inglesas”, um conto infantil escrito por Madonna. Os vários livros da coleção “Diário de Um Banana”, de Jeff Kinney, foram também muito requisitados. Em relação à literatura para adultos, é possível notar uma preferência por romances de autores estrangeiros como Elizabeth Hoyt, E.L. James e Nicholas Sparks, e escritores de Fantasia Raymond E. Feist e Patrick Rothfuss. Em relação a autores portugueses, Pedro Chagas Freitas e José Rodrigues dos Santos continuam a atrair muitos leitores.

Para além de ser um espaço de leitura, a Biblioteca Municipal apresenta-se como um equipamento cultural nas suas diversas vertentes. No ano passado foram organizadas 267 atividades que contaram com 7566 participantes, de todas as idades. Palestras, oficinas criativas, encontros com escritores, horas do conto, lançamentos de livros e visitas guiadas foram algumas das iniciativas dinamizadas. As onze exposições, por seu lado, contaram com 28 728 visitantes. “Astro-Homus”, uma mostra fotográfica sobre os bastidores da Astronomia patente durante o mês de julho, registou a maior afluência com 2920 visitantes.

Desde a sua inauguração, em junho de 2013, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha já recebeu mais de 78 mil visitantes, sendo o seu fundo documental constituído por cerca de 52 mil títulos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *