Sociedade, Viana do Castelo

Ministra do Mar em Viana do Castelo

abf_8165Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, esteve em Viana do Castelo para um conjunto de reuniões e visitas que incluiu uma visita ao Centro de Remo para assistir a uma aula do projeto Náutica nas Escolas, para uma visita ao Gil Eannes e para a inauguração dos novos armazéns de aprestos dos pescadores da cidade.

A visita, que começou com uma reunião de trabalho na Câmara Municipal, integrou uma passagem pelo Centro de Remo, onde decorria uma aula de remo dos alunos de uma turma do oitavo ano da Escola EB 2.3 de Lanheses. Este inovador projeto da Câmara Municipal permite o desenvolvimento de atividades náuticas em contexto escolar e tem como objetivo promover o desenvolvimento dos desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho de Viana do Castelo.

Neste momento, são 80 as turmas das escolas do concelho a integrar o projeto “Náutica nas Escolas”, ou seja, a frequentar os Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, onde é ministrada a disciplina de educação física.

A visita incluiu depois uma visita ao navio Gil Eannes, resgatado pela cidade há 18 anos, e ao Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. De lembrar que este Centro funciona no navio Gil Eannes, que foi alvo de uma empreitada de reabilitação para ali acolher a “porta de entrada” do Centro de Mar de Viana do Castelo, uma empreitada que implicou um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí estão a funcionar e que teve por objetivo melhorar os acessos e as condições gerais de circulação e segurança do espaço.

Das novas componentes instaladas destacam-se as áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima e o novo espaço foi dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.

A visita terminou com a inauguração dos novos armazéns de aprestos, cuja construção implicou o investimento de mais de dois milhões de euros, financiados pelo PROMAR, e que aconteceu depois de uma reunião de trabalho para conhecer diversos projetos, nomeadamente os projetos do Centro de Mar de Viana do Castelo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *