Albergaria-a-Velha, Cultura

Cartoons e caricaturas de André Carrilho em exposição no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

carrilho site(1)Mais de duas dezenas de cartoons e caricaturas do premiado designer André Carrilho compõem a exposição “Papel Químico”, patente no Cineteatro Alba. A mostra abriu ao público no dia 28 de janeiro, no âmbito do Risorius – 4.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, e pode ser visitada até 31 de março.

“Papel Químico” mostra o olhar atento de André Carrilho sobre os grandes temas da atualidade e os seus protagonistas. Ao lado de caricaturas do Papa Francisco, do magnata Donald Trump e de vários atores candidatos aos Óscares, temos cartoons que ilustram a crise dos refugiados na Europa, os atentados em Paris, o escândalo na FIFA ou a austeridade no setor da saúde em Portugal. Na exposição patente no Cineteatro Alba é possível ver ainda a imagem que obteve o Grande Prémio do World Press Cartoon em 2015. Publicado originalmente no Diário de Notícias, o cartoon retrata a forma incompleta como o vírus Ébola foi apresentado pela comunicação social fora de África.

André Carrilho é natural de Lisboa e desenvolve a sua atividade como ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista. O seu trabalho tem sido publicado em vários jornais e revistas de referência, como “The New York Times”, “The New Yorker”, “Vanity Fair”, “The Independent” ou “Harper’s Magazine”. Em 2002 foi galardoado com o Gold Award for Illustrator’s Portfolio atribuído pela Society for News Design, um dos prémios de ilustração de maior prestígio no mundo. André Carrilho já teve a sua obra exposta no Brasil, China, República Checa, França, Espanha e Estados Unidos da América.

Para além da vertente de cartoonista e caricaturista, André Carrilho dirigiu a curta-metragem de animação “Jantar em Lisboa”, com roteiro e música de JP Simões, e criou, com o produtor e escritor João Paulo Cotrim, um projeto editorial de desenhos animados chamado Spam Cartoon.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *