Cultura, Vila do Bispo

Águia de Bonelli “a vida no ninho” em exposição no Centro Cultural de Vila do Bispo

FOTO 6-IMG_2954.1  40x50 cm -02.04.2015Está patente ao público, no Centro Cultural de Vila do Bispo, a exposição de fotografia intitulada Águia de Bonelli “a vida no ninho” da autoria de José Carlos Lopes.

Nesta mostra, composta por 23 fotografias, José Carlos Lopes dá a conhecer de forma emotiva o quotidiano de um casal de águias de bonelli que nidificam na Serra de Monchique, acompanhando a evolução das suas crias desde a eclosão até aos primeiros voos.

A Águia de Bonelli (Aquila fasciata) é uma das aves de rapina mais raras de Portugal, encontrando-se classificada, a nível nacional, com o estudo de conservação “Em Perigo”.

Em Portugal, conta com uma população de cerca de 100 casais. Mais de 70% nidifica a sul do Tejo, quase exclusivamente em árvores, contrariamente ao resto do país.

É considerada uma ave de médio porte. A época de reprodução ocorre muito cedo, entre meados de janeiro e o início de fevereiro, habitualmente com a postura de dois ovos. A incubação dura cerca de 40 dias e os juvenis deixam o ninho entre os 65 e os 70 dias de idade.

José Carlos Lopes natural e residente em Monchique participou na 1ª Bienal de turismo e natureza do Algarve, Aljezur; em várias exposições individuais como “a vida no ninho “, a Águia de Bonelli na Serra de Monchique, Sala de estudo da Junta de Freguesia de Monchique; “Encontros”, Casa Manuel Teixeira Gomes, Portimão e coletivas das quais são exemplo “III Arte Algarve”, Ferragudo, “ Impressões do Algarve”, Lagoa, “Proximidades”, Monchique, entre outras.

Recorde-se que a águia de bonelli é uma ave de rapina que pode ser observada no concelho de Vila do Bispo.

A mostra pode ser visitada até ao próximo dia 4 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *