Alcoutim, Educação

Município de Alcoutim incentiva jovens a frequentar o ensino superior

IMG_4480Prosseguindo uma política educativa de fomento à continuação dos estudos de nível superior e redução do índice de abandono escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, em reunião realizada no passado dia 28 de janeiro, renovar os protocolos de colaboração anteriormente celebrados com a Universidade do Porto e com a Universidade do Algarve.

Os referidos protocolos visam a participação de jovens estudantes do ensino básico e secundário em cursos de verão das duas instituições de ensino superior. Os objetivos principais deste programa são o fomento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional.

Ao abrigo destas parcerias estabelecidas com as duas instituições de ensino, a autarquia assegura as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos estudantes do concelho a frequentar do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.

Os interessados em frequentar estes cursos de verão, com a duração de uma semana (de 3 a 10 de julho, na Universidade do Porto, de 10 a 15 de julho, na Universidade do Algarve), deverão formalizar a sua inscrição, até ao mês de junho, junto do gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal.

O presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves, considera que “A iniciativa veio colmatar uma deficiência na orientação pedagógica já que não existe ainda uma articulação necessária entre o ensino secundário e o universitário”. “A excelente adesão dos estudantes a este programa provou tratar-se de uma aposta ganha. O mesmo constitui uma mais-valia ao nível do incentivo à prossecução dos estudos e ao desenvolvimento pessoal, social e educativo dos jovens”, sublinha o autarca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *