Economia

Simulador automóvel português inova mundialmente, dinamiza expoMECÂNICA e prepara internacionalização

expoMECANICA2015_P0234Quem o experimentou (e foram já vários os pilotos profissionais a fazê-lo) garante que, em termos de simulação ao volante de um automóvel, nunca sentiu nada assim. O Quantic by Simology não recria o pó da estrada (ainda), mas os seus três eixos de movimento transmitem toda a intensidade das forças laterais, longitudinais e de tração, seja qual for o circuito.

Ajudada por uns óculos tridimensionais, um triplo ecrã ou um equipamento de retroprojeção, a realidade imersiva da solução faculta igualmente uma grande variedade de afinações, possui um sistema único de amortecimento ajustável e é compatível com todas as principais marcas de periféricos do mercado, bem como com os títulos de videojogos (PC) de maior sucesso internacional.

Chamar-lhe um brinquedo topo de gama, ou um periférico de luxo, é, no entanto, demasiado redutor – até porque a “brincadeira” pode facilmente obrigar ao desembolso de 7.500 euros, dependendo dos “extras” a incorporar…

O Quantic by Simology replica o funcionamento de inúmeros veículos, dos desportivos aos utilitários, passando pelos comerciais, e sem esquecer os… aéreos. Leu bem! Aliás, é por esta e por outras que, discretamente, prepara já outros voos, como seja a sua aplicabilidade a várias áreas técnicas e empresariais (em Portugal e no estrangeiro), entre as quais se encontram equipas de automobilismo profissional desportivo, escolas de condução, entre outros.

Simology ultima nova “cara” para o Quantice promoção na Alemanha

O projeto, que estará em exibição e experimentação durante o expoMECÂNICA 2016 – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, organizado pela KiKai Eventos na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 15 a 17 de abril, é o culminar de 10 anos de dedicação e investigação de Nuno Ferreira, o empreendedor luso por detrás da Simology.

«O sistema é absolutamente pioneiro em Portugal, na Península Ibérica e, levando em linha de conta algumas das características tecnológicas específicas que apresenta, único no mundo. O processo de patenteamento foi já submetido e está a decorrer», explica Nuno Ferreira, que cruzou a sua formação (informática) com a paixão pelos desportos motorizados.

Muitos protótipos volvidos, o Quantic saiu finalmente do laboratório e iniciou entretanto o seu percurso empresarial. A recetividade, assevera o líder da Simology, tem sido «sempre excelente e entusiasmante» nos acontecimentos em que tem marcado presença recentemente. E a roda-viva uma constante: «É um entra-e-sai que não permite tempos-mortos», diz.

O expoMECÂNICA (certame de referência do setor de pós-venda automóvel em Portugal) é uma das próximas etapas no circuito promocional, e onde o simulador poderá vir a «estrear uma solução inovadora em termos visuais». Nürburgring (Alemanha) aparece na rota logo a seguir, em setembro, por ocasião do SimRacing Expo, de onde chegou o convite.

A internacionalização do projeto é, «obviamente», a meta que está no horizonte. «Pretendemos viabilizá-lo e consolidá-lo em Portugal, ao nível de alocação, vendas e participação nos eventos estrategicamente mais interessantes. Mas, tratando-se de um nicho de mercado, mesmo ao nível internacional, claro que não temos ilusões que, no domínio puramente comercial, os vetores de sucesso passarão mais pelo exterior», contextualiza Nuno Ferreira, muito seguro dos créditos do produto final perante a concorrência.

«Quem já experimentou o Quantic by Simology, e o fez tendo uma base comparativa com outros do segmento, comprovou e evidenciou a grande vantagem da nossa solução: possuímos não só a melhor relação qualidade-preço do mercado, como também o comportamento técnico que nos coloca no patamar dos mais caros e “inacessíveis” simuladores, e isto a um preço que está ao alcance de uma parte considerável dos adeptos destes equipamentos», argumenta o empreendedor.

expoMECÂNICA ultrapassou objetivo e cresce mais de 7% em número de expositores

O Quantic é, no entanto, apenas um dos atrativos da 3.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto. A feira, recorde-se, concentra durante três dias, a mais representativa amostra do melhor que o aftermarket automóvel nacional oferece aos profissionais do setor, em termos de produtos, equipamentos e serviços, em 12 mil metros quadrados de exposição.

Dizer que o número de empresas e entidades expositoras é o maior de sempre até à data (inclusive de participantes internacionais, que são 16) é… dizer pouco. Isto porque a Organização ultrapassou já o objetivo de inscritos a que se propôs (150) e cresceu mais de 7% relativamente ao certame do ano passado. A dois meses e meio da inauguração, são, para já, 151 os expositores garantidos, a distribuir pelos cinco grandes pilares da mostra: Peças e Sistemas, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Lavagem, Reparação e Manutenção, e, por último, Acessórios e Customização.

A área adjudicada aos operadores de mercado ultrapassou igualmente (em mais de 150 m2) as marcas das anteriores edições, o que «traduz a confiança do setor na conjuntura do mercado e no expoMECÂNICA», segundo José Manuel Costa, diretor da KiKai Eventos.

O certame abre-se ainda a uma componente de debate técnico e reflexão sectorial, através do DEMOTEC by Schaeffler – Espaço de Demonstração e, também, no expoTALKS, as quais decorrerão em auditórios montados dentro do próprio espaço expositivo (Pavilhão 6 da EXPONOR e Galerias adjacentes).

Síntese:

expoMECÂNICA 2016 – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 15 a 17 de abril de 2016

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6 e galerias adjacentes

Horário: das 10 às 22 horas, nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado); e das 10 às 19 horas, no dia 17 (domingo)

Em exposição: PEÇAS & SISTEMAS – motores, escapes, eixos, direções, travões, jantes, amortecedores, peças metálicas e montadas, janelas, para-choques, tetos de abrir, instrumentos, airbags, tampões, cadeiras, aquecimento, ar condicionado, ajustadores elétricos, filtros de interior, rádios; antenas, navegação, telemática, telemóveis, DVD, elétrico, bateria, faróis, cabos, chicotes, unidades de controlo, rolamentos, peças de reposição, reparos, restauração, híbrido e gás; TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO & GESTÃO – concessão de planeamento e construção (consultores de negócios, certificações, consultoria ambiental e de proteção), entidades financeiras (finanças, seguros e conceitos de franquia) e sistemas de gestão (organização de negócios, tecnologias de informação, gerenciamento de dados e soluções de fidelização de clientes). ESTAÇÕES DE SERVIÇO & LAVAGEM – equipamentos para estações de serviço, armazenamento, sistemas alternativos de combustível; produtos para limpeza e conservação, entre os quais equipamentos de lavagem e para cuidado dos veículos, limpeza e preparação dos mesmos; vending, lojas de conveniência e empresas de combustíveis; REPARAÇÃO & MANUTENÇÃO – equipamentos e ferramentas (elevação, ensaio e de medição e instalação de pneus); prevenção de corrosão e pintura (sistemas, equipamentos, tintas de prevenção, reciclagem (sistemas e equipamentos); reboques para carros; ACESSÓRIOS E CUSTOMIZAÇÃO – acessórios para automóveis em geral, sistemas de desempenho, aprimoramento de design, ótica, opções e conversões, rodas, pneus e jantes.

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista Pós-Venda, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Transportes em Revista, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Jornal de Notícias, TSF, TVI, Jornal dos Transportes, OLX e Stand Virtual.

Site: www.expomecanica.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *