Mação, Sociedade

GEMA apoia criadores e produtores agricultas de Mação

image004 (12)O GEMA – Gabinete Empreendedor da Câmara Municipal de Mação tem, entre os seus objetivos, apoiar a viabilidade e dinamização das explorações agropecuárias.

No mês de janeiro o GEMA apoiou quase 5 dezenas de criadores de ovinos/caprinos nas declarações de existências. Estas declarações são obrigatórias por lei e consistem no manifesto do número de animais ovinos/caprinos de cada exploração. Os animais são agrupados por classes se idade, sexo, especificando-se se produzem leite ou carne. Estas declarações reportam ao n.º de animais existentes na exploração a 31 de Dezembro do ano anterior. Pelas dificuldades que alguns Criadores têm na aplicação das declarações, pois muitos dos processos são feitos pela internet, o GEMA dá todo o apoio aos mesmos.

Concluído este processo em janeiro terá agora início o processo de subsídios agrícolas que o GEMA apoia igualmente pois todos os agricultores detentores de explorações com ovinos/caprinos com mais de 10 fêmeas devem realizar a intenção ao prémio de ovinos/caprinos para poderem realizar a candidatura ao prémio ovinos/caprinos. Por dia chegam a ser atendidos 15 produtores.

Além do manifesto apoio aos agricultores e criadores, o GEMA tem ainda como objetivos o apoio aos agentes económicos; apoiar e incentivar o associativismo em todas as suas vertentes; contribuir para o desenvolvimento das empresas do concelho; desenvolver uma ação contínua destinada a incrementar o progresso técnico, económico, associativo e cultural do Concelho e contribuir para o bom entendimento e solidariedade entre todas as atividades empreendedoras do Concelho, bem como a divulgação e estimulação das mesmas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *