Albergaria-a-Velha, Cultura

Secretária de Estado da Cultura visitou Cineteatro Alba e Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

secretaria estado-SITEA Secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, visitou ontem o Cineteatro Alba e a Biblioteca Municipal em Albergaria-a-Velha. A governante foi recebida pelo Executivo Municipal e pelo Presidente da Assembleia Municipal.

Isabel Botelho Leal está a visitar equipamentos culturais em todo o País, tendo estado ontem em Ílhavo, Albergaria-a-Velha e Braga. Hoje visita Porto e Guimarães. A Secretária de Estado foi recebida pelo Presidente da Câmara António Loureiro, pelo Vereador da Cultura Delfim Bismarck, pela Vereadora da Educação Catarina Mendes e pelo Presidente da Assembleia Municipal Mário Branco.

Conhecedora da programação do Cineteatro Alba, Isabel Botelho Leal procurou saber mais sobre a história da casa de espetáculos e mostrou-se interessada nos vários adereços originais que permanecem no edifício. O Cineteatro Alba foi erguido no local do antigo teatro da Vila de Albergaria, pelo proprietário da Fundição das Fábricas Metalúrgicas Alba e inaugurado em fevereiro de 1950. Foi adquirido pela Autarquia em 1995 e requalificado em 2012, mantendo uma programação anual regular. Alargou a sua vertente original de Cineteatro para casa de espetáculos musicais e multidisciplinares. Em 2015, registou mais de 25 mil espetadores, com uma taxa média de ocupação por espetáculo superior a 73 por cento.

A Secretária de Estado da Cultura acabou por visitar também a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. A visita estava fora do programa, mas dada a proximidade entre os equipamentos, Isabel Botelho Leal aceitou conhecer o equipamento e inteirar-se da sua dinâmica.

A Biblioteca Municipal de Albergaria registou, em 2015, um movimento superior a 31 mil pessoas, entre acessos às salas de leitura, hemeroteca, palestras, conferências e apresentações. A Biblioteca mantém um fundo de mais de 50 mil livros, chegando quase a 13 mil livros requisitados, em 2015, para um universo de 5074 leitores registados.

De acordo com Isabel Botelho Leal a visita a Albergaria-a-Velha teve como objetivo conhecer melhor as estruturas de produção artística municipais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *