Albergaria-a-Velha, Educação

Crianças de Albergaria “viajam” até à Lua na sala de aula

astronomia-SITE     Por que razão foi o Homem à Lua? De que forma viajaram os astronautas? Como regressaram? Nas sessões de Ciência e Astronomia na Escola, que estão a percorrer as 27 turmas do 3.º e 4.º ano do ensino público e privado do Concelho de Albergaria-a-Velha, as crianças encontram as respostas de forma divertida sob a orientação de José Matos, astrónomo da Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Inserida no Programa Municipal de Educação, a atividade Ciência e Astronomia na Escola proporciona três sessões anuais a cerca de 500 crianças do ensino básico. Os temas para cada aula são escolhidos tendo em conta o programa da disciplina de Estudo do Meio, permitindo uma abordagem mais lúdica dos conteúdos obrigatórios. Após uma aula sobre Plutão no primeiro período letivo, os alunos estão agora a descobrir como foi “A Conquista da Lua”.

Com o recurso a vídeos, animações e modelos, José Matos explica a aventura da primeira viagem à Lua em julho de 1969, partilhando curiosidades sobre o ambiente no espaço, o dia a dia dos astronautas e o regresso à Terra. “Pretende-se com esta atividade despertar a curiosidade dos alunos para as ciências do espaço, dar a conhecer melhor o satélite natural da Terra, mostrar como funcionam os veículos espaciais e relembrar a maior aventura espacial do ser humano”, explica o astrónomo.

A temática da Astronomia começa a ser mais frequente nas escolas, mas Albergaria-a-Velha é o único Município da região a oferecer várias aulas ao longo do ano. Para José Matos, a maior frequência permite criar uma dinâmica diferente com os alunos como, por exemplo, a definição de trabalhos de pesquisa entre as sessões, o que não se consegue com uma atividade anual.

A sessão “A Conquista da Lua” irá percorrer as escolas até 11 de fevereiro. No terceiro período o tema será Júpiter, sendo abordada a chegada da sonda especial Juno ao maior planeta do nosso sistema solar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *