Albergaria-a-Velha, Educação, Saúde

Município de Albergaria-a-Velha dinamiza sessões sobre alimentação saudável nos jardins de infância

????????????????????????????????????

O Município de Albergaria-a-Velha está a implementar, pelo segundo ano consecutivo, o projeto de combate à obesidade infantil “+Exercício/-Obesidade”, que conta com a parceria do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha. Para além da monitorização do peso das crianças do pré-escolar, a Autarquia está a promover também, e pela primeira vez, sessões de nutrição infantil nos jardins de infância da rede pública do Concelho.

Com o objetivo de promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis na infância, a Autarquia está a organizar, no decorrer do ano letivo, três sessões temáticas sobre a importância do pequeno-almoço, da sopa e da fruta, em 18 salas do pré-escolar. Uma iniciativa em que os mais novos transformam-se em ajudantes de cozinha, auxiliando os monitores na confeção de pratos simples e saudáveis.

A primeira sessão, sobre o pequeno almoço, decorreu na semana passada. As crianças estão a confecionar um preparado de cereais, quivi e iogurte, com sumo de fruta natural. Através da experimentação, pretende-se que os mais novos retenham a informação mais facilmente e que, em casa, participem na confeção das refeições com os pais.

Começou também a recolha de dados sobre o peso, a altura e o perímetro da cintura das crianças dos jardins de infância da rede pública e das IPSS do Concelho. Os técnicos de Desporto estão a recolher os elementos durante as aulas de atividade física, de forma a calcularem o Índice de Massa Corporal, uma medida de referência do nível de gordura de cada indivíduo, que indica se tem peso superior ou inferior ao normal. Durante esta fase, que vai até final de fevereiro e abrange cerca de 600 crianças, será entregue aos encarregados de educação um questionário sobre os hábitos alimentares e a prática de atividade física. As crianças com obesidade, nascidas em 2010, vão ser encaminhadas para consultas de nutrição.

O projeto “+Exercício/-Obesidade” está inserido no Programa Municipal de Educação e visa identificar as situações de excesso de peso e obesidade, promovendo a prática de atividades físicas regulares e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, como formas de melhorar a qualidade de vida. No ano letivo passado, 22 por cento das crianças avaliadas apresentavam excesso de peso, sendo nove por cento obesas. De acordo com a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, “é importante continuar a intervir de forma ativa na alteração de atitudes e estilos de vida da população, dando continuidade a este projeto e à monitorização efetuada”.

Durante o ano letivo 2015-2016, vão ser dinamizadas outras ações no âmbito do “+Exercício/-Obesidade”, nomeadamente sessões de educação para a saúde com alunos e encarregados de educação e a realização da “Caminhada pela Saúde”, no dia 7 de abril.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *