Celorico de Basto, Desporto, Sociedade

Celorico de Basto integra o guia de acessibilidades dos Espaços desportivos promovido pelo Espaço Lusófono

imagemA Organização Não Governamental Espaço Lusófono acaba de lançar o Guia das Acessibilidades dos Espaços Desportivos – Distrito de Braga. Em Celorico de Basto umas das grandes metas na construção destes equipamentos assenta na promoção das acessibilidades.

“Procuramos de forma bem estruturada desenvolver os diferentes empreendimentos com condições de acesso para todos. Será sempre nosso objetivo diminuir as dificuldades diárias sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência construindo equipamentos que sejam acessíveis, condição necessária para a promoção de melhor qualidade de vida” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva .  “Este guia é, de facto, uma mais-valia e vai de encontro a necessidades urgentes sentidas por muitos agregados familiares. Conhecer os equipamentos com acessibilidade é facultar a participação de todos”, concluiu.

Este Guia, elaborado pelo Espaço Lusófono e cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. surge com o objetivo de contribuir para o cumprimento do artigo 30º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, contribuindo, desta forma, para a igualdade de acesso a atividades desportivas e para a promoção da prática desportiva das pessoas com deficiência.

Em Celorico de Basto, o provedor para a deficiência da CIM e vereador da cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, salientou a necessidade de informar as pessoas da existência de equipamentos acessíveis a todos. “Temos vindo a trabalhar com afinco no que respeita às acessibilidades. Nos edifícios mais antigos promovemos a readaptação por forma a permitir que todos tenham acesso, nos mais modernos incutimos essa necessidade desde a raiz. É um direito das pessoas portadoras de deficiência que deve ser garantido” disse.

Iniciado no distrito de Braga, com a participação de 10 Municípios, a Organização já está a trabalhar no sentido de alargar o projeto a todo o território nacional e a diferentes espaços públicos, além dos desportivos, no sentido de eliminar barreiras físicas e sociais e permitir às pessoas com deficiência um mundo mais justo e igual.

Através deste guia pretendemos contribuir para um total exercício dos direitos das pessoas com deficiência, através da promoção da igualdade de oportunidades e da efetiva inclusão social das pessoas com deficiência.

O Guia está disponível, gratuitamente, no site da Espaço Lusófono ONGD e pode ser consultado em

http://goo.gl/bAOIFp

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *