Desporto, Setúbal

Setúbal – Cidade Europeia do Desporto 2016 na 78ª Volta a Portugal em Bicicleta

PrintO regresso da mais importante prova do ciclismo português a Setúbal acontece quatro décadas Setúbal e meia depois da última chegada à cidade sadina.

A 6 de agosto, Setúbal estará em festa para receber o final da penúltima etapa da Volta que penúltima etapa da Volta terá partida em Alcácer do Sal. Antes de chegar à cidade de Bocage, a emblemática Serra da erra da Arrábida vai assistir à discussão do derradeiro rrábida Prémio de Montanha que vai confirmar o nome do rémio de Montanha novo “Rei dos Trepadores”.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “o regresso da Volta o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta será um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados Portugal em Bicicleta será um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados no vasto programa de Setúbal – Cidade Europeia do Desporto 2016”.

A autarca faz questão de sublinhar esta associação “porque a Volta é a mais popular festa porque a Volta é a mais popular festa desportiva do nosso país, aquela em que a participação popular não tem limites nem barreiras. Onde todos podem estar, ver e sentir a pureza do desporto”

A ligação de Setúbal à Volta a Portugal é antiga e remonta à primeira edição da prova quando, em 1927, recebeu o final da etapa inaugural. Até aos dias de hoje, a cidade já recebeu 14 chegadas da competição, a última há 45 anos quando Joaquim Agostinho com a camisola do Sporting foi, em 1971, o vencedor da etapa que ligou Almada a Setúbal. Em 1974 a cidade foi local de partida da etapa que terminaria em Lagos com o triunfo de Américo Silva, do Sport Lisboa Benfica.

 

Alentejo na Volta

A partida da penúltima etapa da Volta a Portugal, que se corre entre Volta a Portugal 27 de julho e 7 de agosto, 7 de julho e 7 de agosto organizada pela Podium Events, vai acontecer em Alcácer do Sal. Nas palavras do presidente do município, Vítor Proença, será “um momento de festa para a população decorrente da atitude um momento de festa para a população decorrente da atitude proativa e empenhada da autarquia. Com o empenho da Câmara Municipal de Alcácer do Sal regressa ao Alentejo”.

Será a segunda vez que uma etapa da competição vai começar naquela cidade do litoral alentejano. Em 1990, Alcácer do Sal viu partir uma etapa da 52ª Volta em direção ao Algarve.

Com a ligação entre Alcácer do Sal e Setúbal no próximo agosto e com passagens em Montemor-o-Novo e ontemor-o-Novo Vendas Novas, a prova regressa às estradas alentejanas arredadas há endas Novas vários anos do mapa da Volta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *