Sociedade

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente encerrou seminário sobre as potencialidades do concelho de Vila do Bispo

IMG_4734O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, deslocou-se, dia 18 de janeiro, a Vila do Bispo, para participar na sessão de encerramento do 1.º seminário sobre as potencialidades do concelho, intitulado “Vila do Bispo num só dia….”, que reuniu um vasto leque de especialistas e investigadores e perto 150 participantes.

José Mendes começou por saudar a iniciativa organizada pela Câmara Municipal e por referir que esta foi a sua primeira visita oficial a um município e que fez questão que fosse aqui em Vila do Bispo por várias razões, uma delas é porque gosta de Vila do Bispo e que já tinha estado no município em diversas ocasiões quer enquanto vice-reitor da Universidade do Minho, quer a título pessoal.

O governante continuou o seu discurso salientando “… percebi que existe nesta ponta de Portugal uma forma de fazer política pública que considero exemplar. E se dúvidas houvesse, a Conferência que aqui teve lugar ao longo do dia é bem demonstrativa de um conceito de desenvolvimento inovador, que assenta nos valores locais e que não se limita a fazer o mesmo que os outros.”

O secretário de Estado destacou ainda que “Vila do Bispo não é só mar e praia. Apresenta hoje uma proposta de valor múltipla e menos dependente da sazonalidade. Aliás, a conferência de hoje releva bem os seus ativos endógenos.”

José Mendes deixou ainda um desafio a todos os presentes neste seminário “Depois da conquista do reconhecimento regional e nacional, através do título Município do Ano Portugal 2015, porque não procurar o reconhecimento internacional?

O conhecimento que adquiri sobre esta terra faz-me acreditar que é possível transformar Vila do Bispo e a sua marca Sagres numa referência internacional, um lugar onde o turismo e o estilo de vida saudável se combinam num ambiente descarbonizado.”

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, na sua intervenção manifestou a sua satisfação pelo êxito do seminário, quer pela elevada adesão ao nível dos participantes, quer pelo nível dos oradores e dos painéis apresentados, anunciando que é intenção do município realizar o II seminário, dedicado às potencialidades do concelho designado “Um Mar de Oportunidades”.

Recorde-se que este encontro reuniu especialistas e investigadores em torno do nosso território, onde partilharam o seu conhecimento entre a comunidade local, enriquecendo a capacidade de comunicação dos nossos operadores turísticos.

“Património Histórico e Cultural”, “Habitat e Flora”, “Carta Arqueológica de Vila do Bispo”, “Praias”, “Surf”, “Trilhos, Roteiros e Rotas”, “Investigação Arqueológica da Universidade do Algarve no concelho” “Os Charcos Temporários, o Triops Vicentinus e o Projeto Life Charcos”, “Biologia Marinha”, “As Aves e o Turismo Ornitológico”, “Geologia e Paleontologia” e “Arqueologia Subaquática” foram os temas debatidos ao longo do dia por um conjunto de especialistas e investigadores onde partilham o seu conhecimento sobre o concelho.

Composto por 4 painéis moderados por individualidades de destaque a nível regional e nacional, este Seminário pretendeu promover o concelho de Vila do Bispo através da divulgação de algumas das suas diferenciadoras potencialidades naturais, culturais e patrimoniais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *