Cultura, Portimão, Sociedade, Turismo

Bailes, desfiles, caminhadas e teatro dão folia e alegria ao Carnaval Portimão

Desfile_CarnavalPortimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 23 de janeiro e 9 de fevereiro, com bailes de carnaval, matinés, desfiles infantis, assaltos de carnaval, caminhadas, enterro do Entrudo e teatro de Revista à Portuguesa. O Carnaval em 2016 vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que a quadra tem, diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade das coletividades, com o apoio da Câmara Municipal.

Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta 6 bailes de carnaval nos dias 23 e 30 de janeiro e nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. O Glória ou Morte foi fundado por pescadores e é na zona ribeirinha que nasceu o clube, lota velha da cidade, o local provisório que vai servindo de quartel-general. Agarrado às tradições, o Clube União Portimonense vai organizar as festas de Carnaval nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro os tradicionais bailes e no dia 6 o famoso “assalto”, sujeito a reservas.

A Sociedade Vencedora Portimonense fundada há 90 anos por um grupo de cerca de vinte pessoas que tinham como grande objetivo promover o convívio ligado à tradição cultural também apresenta uma festa carnavalesca com bailes nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro pelas 21h30.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta sociedade recreativa irá organizar um desfile infantil agendado para o dia 9 de fevereiro, pelas 15h00. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense. A tradicional revista de Carnaval do Boa Esperança, espetáculo que se realiza há mais de 50 anos, tem estreia marcada para o dia 13 de fevereiro, sábado, a partir das 21h00, este ano com o mote “Eles querem é (€)…Fado e Baile”, uma expressão tipicamente algarvia que pretende representar uma sátira política e social.

A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 7 e 9 de fevereiro pelas matinés dançantes, sempre às 17h00. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo celebra o carnaval com bailes nos dias 30 de janeiro e 9 de fevereiro pelas 20h30, e uma matiné dançante no dia 7 de fevereiro pelas 15h00.

No dia 7 de fevereiro, domingo, pelas 9h30 e no âmbito do Programa Exercício e Saúde irá realizar-se uma “Caminhada Carnavalesca”, onde todos os participantes são convidados a trazer um adereço ou virem mascarados. O ponto de encontro é na Zona Ribeirinha de Portimão, junto à Antiga Lota e o percurso é de 5 a 8 km, sendo necessário trazer uma garrafa de água.

Para além dos Bailes e da Revista, Portimão celebra o Carnaval com muitas atividades nas instalações e imediações das escolas dos agrupamentos do município. Há jogos do faz-de-conta com diferentes fantasias, são fadas, “cowboys” e reis, a valer por alguns dias.

A segunda-feira, dia 8 de fevereiro, primeiro dia de férias de carnaval vive-se o espírito de folia em vários locais da cidade e nas ruas do concelho são frequentes os passeios das famílias e crianças mascaradas espalhando magia, serpentinas e confettis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *