Saúde, Tecnologia

Liga Portuguesa Contra o Cancro lança APP para prevenir o cancro

app_cancro_mamaEm Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença. Uma nova «app» quer ajudar a preveni-la. A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desenvolveu uma aplicação para se utilizar em «smartphones», «tablets», e também numa versão web, sobre Prevenção do Cancro da Mama. Apresentada no mês dedicado internacionalmente à Prevenção da doença, esta aplicação informa sobre cancro da mama de forma simples e acessível, dividida em capítulos, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama.

A aplicação foi construída atendendo também a critérios de acessibilidade que permitem que seja utilizada por toda a população, tais como a possibilidade de colocar um contraste acentuado no texto, aumentar ou diminuir a dimensão das letras de acordo com as necessidades do utilizador e, ainda, reproduzir áudio dos conteúdos da aplicação em equipamentos móveis adequados a pessoas cegas e amblíopes.

O projeto foi feito em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama – Europa Donna, no âmbito da medida de Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes.

Os principais objetivos deste projeto são aumentar e melhorar os conhecimentos sobre cancro da mama e sua prevenção junto de todas as mulheres, inclusive as portadoras de deficiência visual, permitindo assim eliminar as barreiras suscetíveis de impedir a participação das mulheres em processos de diagnóstico precoce do cancro da mama.

A disponibilização gratuita de suportes de informação em diferentes formatos, e produzidos de forma a garantir a acessibilidade no acesso à informação, permite que a LPCC continue a persecução da sua missão no que diz respeito à Educação para a Saúde e, em particular, na preocupação da inclusividade.

Perspetiva-se para o futuro a produção de outras publicações eletrónicas sobre prevenção de cancro, e sobre os cancros mais incidentes.

Este projeto contou com o apoio financeiro da Fundação EDP – Programa EDP Solidária.

Estas e outras informações em https://www.ligacontracancro.pt/educacaoinclusiva/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *