Portimão, Sociedade

Portimão em análise no Workshop Modelação Espacial aplicada ao Ordenamento do Território

CARTAZ_Workshop Modelação Espacial OT_ARENA_008I-15-01A Câmara Municipal de Portimão, em conjunto com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Socais, realiza no próximo dia 5 de fevereiro um workshop com o tema “Modelação espacial aplicada ao Ordenamento do Território”. 

A ter lugar a partir das 10h00 no Auditório do Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições, o workshop pretende debater a pertinência e demonstrar a “usabilidade” da modelação espacial baseada em Autómatos Celulares, na elaboração de planos e na discussão de políticas locais. A simulação baseada em Autómatos Celulares é considerada, na atualidade, como uma das abordagens de modelação espacial mais promissoras para a interpretação e representação da complexidade espácio-temporal da transformação de uso e ocupação do solo e crescimento urbano.

Neste worksohp é também divulgado o resultado de uma tese de doutoramento, a qual teve por objetivo aplicar um modelo de Autómatos Celulares ao município de Portimão entre 1947 e 2025.

Com entrada livre, o workshop destina-se a técnicos da administração central e local, às empresas do sector e a demais interessados no tema.

Este workshop carece de prévia inscrição até ao dia 4 de fevereiro, a qual poderá ser efetuada através dos contactos: Tel.: 282 480 497 – email: ana.paiva@cm-portimao.pt.

 

Programa: 

10h00: Sessão de Abertura

Eng.º Castelão Rodrigues, Vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão; Professora Doutora Maria José Roxo, Coordenadora Executiva do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da FCSH da UNL, Representante da CCRD Algarve (a confirmar), Eng.º Francisco Silva, Câmara Municipal de Portimão.

10h40: Pausa café

11h00: Modelação espacial aplicada ao Ordenamento do Território

Professor Doutor José António Tenedório – Princípios de elaboração dos modelos espaciais quantitativos para Planeamento e Ordenamento do Território.

Doutora Raquel Faria de Deus – Aplicação de um modelo de Autómatos Celulares ao município de Portimão: 1947-2025.

12h30: Discussão e conclusões

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *