Celorico de Basto, Sociedade

Câmara Municipal de Celorico de Basto com equipa CLDS 3G

logoO Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração arrancou oficialmente em Celorico de Basto com uma equipa multidisciplinar que irá atuar em 3 eixos de intervenção.

Um dos grandes objetivos deste CLDS 3G incidirá na promoção da inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar, em parceria, na ótica de combater a pobreza persistente e a exclusão social.

“Esta equipa de trabalho é fundamental para ajudar a combater algumas lacunas sociais das quais carece um trabalho multidisciplinar, abrangente e interventivo capaz de atingir objetivos concretos e positivos” salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Este programa advém na sequência do anteriormente desenvolvido em Celorico de Basto, o Contrato Local de Desenvolvimento social, mas com outras normas e objetivos próprios.

Este projeto funcionará como um “aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido anteriormente bem delineado, com objetivos concretos sujeitos sempre, a avaliação. A intervenção procurará ir de encontro ao esperado com uma equipa multidisciplinar, bem estruturada e ciente dos objetivos a cumprir que atuará no campo para atingir os objetivos pretendidos”, disse a coordenadora dos Serviços Sociais do Município, Helena Martinho.

Tal como o nome do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração, este projeto visa promover o desenvolvimento de instrumentos capacitadores das instituições da eco­nomia social promovendo a implementação de serviços partilhados, que permitam uma maior racionalidade de recursos e a eficácia de gestão, promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, atra­vés de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da em­pregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza, particularmente infan­til, da exclusão social de territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades, promover a concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade bem como, a capacitação das instituições.

 

Sobre este programa incidirão três eixos com especificidades próprias. O eixo 1 direciona-se ao emprego, formação e qualificação, o eixo 2 diz respeito à intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e o eixo 3 atuará para capacitação da comunidade e das instituições.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *