Cultura, Estarreja

Centenas de crianças experimentam “Danças a Nascer” em Estarreja

IMG_9430sO espetáculo dança-teatro para a infância “Danças a Nascer”, de Maria Belo Costa e Raquel Fradique, sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja durante esta quarta e amanhã e quinta-feira, com sessões para as escolas às 10h e às 14h30. 440 alunos da educação pré-escolar de jardins de infância e de instituições do concelho irão assistir a esta peça que também é momento de oficina integrada. 

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do Programa Municipal de Educação, estruturado no sentido de promover a diversidade na aprendizagem, formando e captando novos públicos e dotando os cidadãos de ferramentas que impulsionem o sentido crítico da vida e do mundo, desde tenra idade. 

Este espetáculo liga a dança e a força sonhadora das imagens sugeridas pelas palavras. Constrói-se a partir das perguntas: como podem as Danças Nascer? ou, de onde partimos para criar uma coreografia? Tendo uma componente visual muito forte, explora o desenho em tempo real e a dança que, em conjunto ou de forma alternada, vão modificando o espaço que tão depressa é concreto como logo a seguir se torna abstrato e poético.

Brinca-se com sensações e emoções: a suavidade, a curiosidade, a alegria, a velocidade, a fúria, o ser pequeno e muito comprido, rastejar ou voar. Brinca-se com histórias tão antigas como o nascimento e a evolução do tempo, do homem e da linguagem. Num movimento cúmplice, aquele que parece ser o espaço exclusivo da performer transforma-se: os meninos são solicitados para a cena como num jogo, para experimentarem, apelando à sua memória, cores, sons, papel, ao seu próprio movimento e corpo. O espetáculo torna-se oficina, por momentos, mas volta a si. A performer recupera o seu lugar. 

 Um espetáculo da autoria de Maria Belo Costa e Raquel Fradique, com produção do Pé de Pano e colaboração de crianças em contexto escolar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *