Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia de Reguengos de Monsaraz vai apresentar mais de 400 pombos-correio

IMG_0925A 43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia vai decorrer nos dias 9 e 10 de janeiro no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O certame vai abrir ao público no sábado, pelas 9h, decorrendo a cerimónia protocolar às 11h, com a presença de José Tereso, Presidente da Federação Columbófila Internacional.

A Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia está integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015 e é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Columbofilia, da Associação Columbófila do Distrito de Évora e do Município de Reguengos de Monsaraz. Este certame tem como objetivo a conciliação da vertente desportiva, através da mostra dos melhores exemplares nacionais da modalidade, à vertente comercial, com cerca de 50 expositores de empresas ligadas ao setor da columbofilia.

Na sexta-feira, dia 8 de janeiro, entre as 20h e as 23h, chegam os mais de 400 pombos-correio que vão estar em exposição. Estes exemplares vão ser classificados no sábado de manhã por 16 juízes nacionais de acordo com critérios como a plumagem, ossatura, asa e visual, selecionando os três primeiros das classes de Standard e Sport para representarem Portugal na exposição ibérica que se vai realizar no dia 16 de janeiro em Huesca, Espanha.

Igualmente no sábado, pelas 15h, vai decorrer a cerimónia de entrega dos prémios dos campeonatos nacionais e provas nacionais de fundo que se realizaram no ano passado, seguindo-se uma hora mais tarde o colóquio “Genética e Testes de ADN nos Pombos-correio”. Este colóquio vai ser moderado por David Madeira, columbófilo especializado em pombos-correio, e terá intervenções de Ruben Lanckriet, veterinário belga especialista em testes de ADN em pombos-correio, Guillermo Barrallo Fernández, veterinário da Real Federación Colombófila Española, e José Cruz, veterinário da Federação Portuguesa de Columbofilia.

No domingo, a partir das 9h30, todos os interessados poderão realizar visitas turísticas à vila medieval de Monsaraz, ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval e ao Grande Lago Alqueva. No Pavilhão Multiusos, pelas 10h15, decorre o colóquio “Meteorologia na Columbofilia”, com Fernando Garrido, meteorologista da Federação Portuguesa de Columbofilia que faz as previsões meteorológicas para as provas nacionais.

Às 11h realiza-se a cerimónia de homenagem aos columbófilos mais antigos de cada distrito e que se evidenciaram na modalidade. Pelas 11h45 decorre a entrega de prémios da 43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia. O certame vai estar aberto ao público no sábado entre as 9h e as 19h e no domingo das 9h às 17h.

A Comissão de Honra da 43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia é composta por Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, José Manuel Tereso, Presidente da Federação Columbófila Internacional, José Luís Jacinto, Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Maria Gavito, Presidente da Real Federación Colombófila Española, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e Domingos Manuel Passinhas, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Évora. A columbofilia é uma das modalidades desportivas com mais prémios internacionais, estimando-se que existam cerca de 12 mil praticantes em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *