Albergaria-a-Velha, Cultura

Banda Velha União Sanjoanense apresenta Concerto de Reis no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

12373157_1061536037244273_4667100601447369078_nNo mês em que comemora 190 anos, a Banda Velha União Sanjoanense apresenta o Concerto de Reis no próximo domingo, pelas 17h00, no Cineteatro Alba. O espetáculo, inserido no ciclo Bandas em Concerto, é de entrada gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.

Dirigida pelo maestro Arnaldo Costa, a banda mais antiga do Concelho vai lembrar um dos momentos marcantes da sua História, recuando 16 anos, para o período em que gravou o primeiro CD. Ao longo do concerto, o público vai poder ouvir as dez músicas que então foram gravadas, incluindo duas valsas de Josef e Johann Strauss, bem como o “Hino da Banda Velha União Sanjoanense”, da autoria de Fausto Xavier, com arranjo de Fernando Costa.

A Banda Velha União Sanjoanense foi fundada a 1 de janeiro de 1826, na freguesia de S. João de Loure, tendo saído à rua logo no primeiro dia do ano para festejar o S. Silvestre. No início, a banda interpretava essencialmente música sacra e as atuações limitavam-se a serviços religiosos. Em 1911 atuou pela primeira vez em Lisboa, onde residiam muitos sanjoanenses, e nos anos trinta do século passado obteve o primeiro prémio no Certame Nacional de Filarmónicas, em Sernada do Vouga. Em 1972 foi adquirida a sede da formação musical.

Hoje, a Banda Velha União Sanjoanense é uma Associação de Utilidade Pública formada por mais de 70 elementos. Possui uma escola de música, que conta com cerca de 50 alunos distribuídos por sete classes instrumentais, e uma Orquestra Ligeira criada para responder às preferências musicais dos mais jovens.

Já hoje, quinta-feira, o Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba recebe a Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O espetáculo tem início às 22h00 e é de entrada livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *