Albergaria-a-Velha, Cultura

Filipe Melo e Pedro Chagas Freitas marcam presença na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

pedro chagas freitasO premiado realizador e autor de banda desenhada, Filipe Melo, vai estar na Biblioteca Municipal em janeiro, no âmbito do Risorius – 4.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha. No dia 29, inaugura a exposição “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, uma banda desenhada de culto, com muitos fãs em Portugal e nos Estados Unidos. Filipe Melo dinamizará depois um workshop de escrita para argumento de BD e cinema. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Da banda desenhada para o romance, a Biblioteca Municipal contará também com a presença de Pedro Chagas Freitas, autor do livro “Prometo Falhar”, um dos maiores fenómenos de vendas dos últimos anos. A 12 de março, o escritor vai partilhar com os leitores alguns momentos do seu percurso nas letras e apresentar a última obra “Queres Casar Comigo Todos os Dias, Bárbara?”, em mais uma sessão “Conversa com…”. Inserido neste ciclo de conversas, mas a 20 de janeiro, será organizado um encontro com Ilídio Pinho, empresário da indústria metalomecânica originário de Vale de Cambra, acompanhado por Joaquim Azevedo, ex-Secretário de Estado da Educação, e José Mendonça, autor da biografia “Ilídio Pinho: Uma Vida. O Empresário e a Utilidade Pública”.

O novo ano arranca na Biblioteca Municipal com a II Mostra Bibliográfica de Ficção Científica e Fantasia. O investigador, ensaísta e contista Álvaro Holstein regressa a Albergaria-a-Velha no dia 16 de janeiro para mais uma exposição e palestra sobre este género literário, desta vez, com a convidada Maria do Rosário Monteiro, que irá falar sobre “Mundos Possíveis, Mundos Ficcionais: Construindo Universos.”

No primeiro mês de 2016, os munícipes que gostam de escrever podem participar na 7.ª edição do Concurso de Poesia, subordinado ao tema “Nós Somos o que Comemos!”, integrado no Ano Internacional das Leguminosas. A entrega dos trabalhos poéticos decorre até ao dia 29, sendo os vencedores conhecidos a 19 de março, numa cerimónia integrada na Semana da Leitura. Sob o lema “Elos de Leitura”, o evento decorre entre 12 e 24 de março e vai combinar a paixão pelos livros com outras áreas, como a pintura, a culinária ou o Yoga. Durante a semana terá também lugar a segunda fase do Concurso Intermunicipal de Leitura.

Para além de dinamizar sessões com autores já consagrados, a Biblioteca Municipal promove também novos talentos, que encontram um espaço de divulgação das suas obras nas sessões “Encontros com Letras”. A 23 de janeiro, Fátima Almeida e Laura Alho apresentam o livro “O Filho Preferido” e, a 20 de fevereiro, os leitores podem conhecer “A História de uma Vida”, de Odemiro Capeleiro.

Em termos de exposições, “Das Entranhas da Terra ao Fogo das Quimeras”, de Arlindo Pereira, estará patente em março, após as mostras de Álvaro Holstein e Filipe Melo.

A partir de 4 de janeiro, a Biblioteca vai ter um novo horário, abrindo portas de segunda a sexta, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O equipamento municipal continua a encerrar aos domingos e passa a estar fechado no último fim
de semana completo do mês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *