Cultura, Marinha Grande

Concerto de Ano Novo no Teatro Stephens na Marinha Grande

JOÃO COSTA FERREIRA_siteO pianista João Costa Ferreira é o protagonista do Concerto de Ano Novo, que terá lugar no próximo sábado, 9 de janeiro, pelas 16h00, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

João Costa Ferreira detém o prestigiado “Diplôme Supérieur d’Exécution” em Piano da Ecole Normale de Musique de Paris e é licenciado e mestre em Música e Musicologia pela Université Paris-Sorbonne.

Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos, no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria com o Professor de piano Luís Batalha. Trabalhou também com as orquestras dessa instituição sob a batuta do Maestro Alberto Roque.

Prosseguiu os estudos de piano na Ecole Normale de Musique de Paris, onde trabalhou com Marian Rybicki e Guigla Katsarava, e os estudos de musicologia na Université Paris-Sorbonne.

É detentor de vários prémios, destacando-se o 2º prémio (1º prémio não atribuído) no XVº Concurso Internacional de Piano Maria Campina e o 1º prémio “Musicologia” no 8º Concurso “Jeunes solistes de la Sorbonne”. Em 2015, numa gala realizada nos salões do Hôtel de Ville de Paris para a celebração da República Portuguesa, João Costa Ferreira foi galardoado pela Cap Magellan com o prémio “Melhor revelação artística”.

Atuou em salas de espetáculos de Portugal, Espanha, França e Holanda, tendo já gravado para a Rádio e Televisão de Portugal Antena 2. Foi ainda solista da Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção do Maestro Ernst Schelle.

Em 2009, iniciou a sua atividade de pedagogo, sendo convidado como assistente do pianista francês Jean Martin para atuar e lecionar no âmbito de masterclasses realizadas em França. Além disso, João Costa Ferreira é frequentemente convidado a orientar masterclasses nos conservatórios de música de Portugal. Durante o ano letivo 2014-2015 lecionou, enquanto tutor, na Université Paris-Sorbonne. Atualmente, é docente no Conservatório Georges Bizet de Paris.

João Costa Ferreira reviu e prefaciou as Cinco Rapsódias Portuguesas para piano de José Vianna da Motta para uma publicação inédita na editora AvA Musical Editions.

I Parte do Concerto

José Vianna da Motta – Cinco Rapsódias Portuguesas
1ª Rapsódia Portuguesa (“Fados”)
“Fado de Coimbra”; “Fado Taborda”; “Fado das salas”; “Fado de Cascais”; “Fado Lisbonense”.
2ª Rapsódia Portuguesa
“Manuel, tão lindas moças” (Porto); “S. João” (Figueira).
3ª Rapsódia Portuguesa
“A viuvinha” (Alentejo); “A viuvinha” (Funchal); “A ciranda”.
4ª Rapsódia Portuguesa (Oração da Tarde)
“Ai que lindos amores que eu tenho” (Elvas); “Ao menino Deus” (melodia do século dezoito).
5ª Rapsódia Portuguesa (São João)
Dois temas “S. João”; “Dá-me os teus braços” (Vila Real); “Moda da Rita”; “Senhor padre cura” (Vila Nova de Constância).

II Parte
António Fragoso – Nocturno em Ré bemol maior
Ludwig van Beethoven – Sonata op. 27 n.º 2 (“Sonata ao Luar”)
Adagio sostenuto
Allegretto
Presto agitato

Ficha artística |
Piano: João Costa Ferreira
Duração: Aprox. 75 min. c/ intervalo
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 5 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos das 20h00 às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *