Sociedade, Trofa

Trofa destruiu mais de 100 ninhos de vespas asiáticas em 2015

VESPA_VELUTINAA Câmara Municipal da Trofa destruiu, este ano, mais de uma centena de ninhos de vespas asiáticas, em terrenos públicos e privados, tendo-se registado um aumento da deteção dos ninhos, nos últimos tempos, já que devido à queda da folha das árvores, os mesmos ficaram mais visíveis.

Em relação ao ano passado registou-se um aumento de 100% nos ninhos encontrados e destruídos, o que levou a Autarquia Trofense a adquirir material especifico para a eliminação dos ninhos.

A eliminação/destruição dos ninhos é realizada pelos funcionários do Serviço Municipal de Proteção Civil, com recurso a equipamentos que incluem kits de proteção individual, gás, maçaricos e varas telescópicas que permitem destruir ninhos até uma altura de 15 metros. Quando a capacidade das varas telescópicas é esgotada, a Câmara Municipal recorre à colaboração dos Bombeiros da Trofa e ao seu veículo escada.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas e na saúde pública, pois não sendo mais agressiva que a espécie europeia, no caso de sentir os ninhos ameaçados reage de modo bastante violento, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

No caso de algum munícipe detetar um ninho de vespas asiáticas, deve contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil local, através do número 252428109, que depois desencadeará os procedimentos a tomar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *