Educação, Estarreja

Alunos de Estarreja viajaram à Lua

DSC04248s“Viajar à Lua foi divertido.” Era visível o entusiasmo dos alunos no final da aula de astronomia. O programa Ninho de Ciência, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, voltou às escolas com a missão de despertar as crianças para as temáticas científicas. A sessão “À Conquista da Lua” percorreu as escolas do 1º ciclo do concelho, abrangendo os 538 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade.

As ações foram orientadas pelo astrónomo José Augusto Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA). No final de uma “longa” expedição que contabilizou 26 sessões nas salas de aula, o responsável fez um “balanço positivo”. “Notei mais uma vez um grande entusiasmo por parte dos alunos e uma grande recetividade a este tipo de atividades e penso que resultou bem”.

A atividade tem como propósito complementar o programa da disciplina de Estudo do Meio dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, que contempla objetivos e conteúdos relacionados com os astros. Para além de ser uma “matéria que eles vão estudar no estudo do meio”, José Augusto Matos referiu que é “assunto acessível e do interesse deles”. 

Nesta aula diferente, Beatriz, 9 anos, “vestiu” a pele de astronauta. “A viagem à Lua foi um bocado complicada e levou três dias. Estava quieta dentro do foguetão”, imaginou acrescentando que gosta destas aulas, “porque ouvimos coisas importantes e ficamos a saber mais”.

Esta ação teve como objetivo despertar a curiosidade dos alunos para as ciências do espaço, dar a conhecer melhor o satélite natural da Terra, mostrar como funcionam os veículos espaciais e relembrar a maior aventura espacial do ser humano fora da Terra.

Esta é mais uma oferta de complemento curricular que o Município de Estarreja promove, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos, inserida no Programa Municipal de Educação.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *