Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso conheceu exemplos de dinâmicas inovadoras em meio rural

Oficina 2“Dinâmicas Locais de Participação e Inovação Social em Meio Rural” é como se designa a oficina que a Comunidade Empreendedora – Social Angels, em parceria com o Projeto Geração Lanhoso/CLDS 3G, promoveu, no passado dia 11 de dezembro, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso. 

Esta iniciativa foi dinamizada pela ANIMAR e pela ECOGERMINAR, no quadro do projeto DECIS – (Des)Envolvimento de Estratégia de Capacitação para a Inovação.

Na abertura dos trabalhos interveio a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e a Diretora do Departamento de Formação, Qualificação e Desenvolvimento Social da Sol do Ave, Marta Coutada, que colocaram a tónica das suas intervenções na importância da partilha de boas práticas, mas também na identificação de novas soluções para dificuldades apontadas. 

Durante esta oficina de incorporação, foi ainda apresentada a agência Animar.com – agência de inovação da rede animar para a economia social.

 Esta oficina envolveu ainda a apresentação, presencial ou via skipe, de três experiências realizadas em territórios com algumas semelhanças com o da Póvoa de Lanhoso: “Miro – uma experiência integradora” apresentada por Vítor Andrade do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultura e Recreativo de Miro; “Há Festa no Campo” apresentada  por Marco Domingues da Associação ECOGERMINAR – Desenvolvimento Local, Economia Solidária e Inovação Social; e “Brotas – uma aldeia para descobrir” apresentada por Pedro Mendonça da ABROTTEA – Associação de Dinamização, Cultural, Histórica e Ambiental de Brotas.

 Esta oficina terminou com a construção da parede da inovação Social da Póvoa do Lanhoso com uma dinâmica de partilha de práticas locais, tendo contado com a participação de técnicos da área social e de área do empreendedorismo, bem como representantes de empresas localizadas na Póvoa de Lanhoso.

 Esta oficina enquadrou-se no projeto Social Angels – Comunidade Empreendedora e no projeto Geração Lanhoso (CLDS3g).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *