Póvoa de Varzim, Sociedade

Já arrancou o 17º Encontro pela Paz na Póvoa de Varzim

Já arrancou o 17º Encontro pela PazA primeira iniciativa do Encontro pela Paz aconteceu ontem, no Diana Bar. Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, esteve presente na inauguração da exposição de desenhos e pinturas sobre Madre Teresa de Calcutá, Missionária da Caridade, a figura homenageada este ano.

Os trabalhos foram realizados por alunos do concelho da Póvoa de Varzim, e estarão expostos naquele espaço durante todo o evento.

António Maia, presidente da Academia de Kung-Fu, falou com as crianças sobre a forma ideal de se respirar, mas antes, explicou a razão do seu fato ser cor-de-laranja. 

Os mais novos também assistiram à atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha” e foi notória a grande satisfação e alegria com estas duas personagens. 

Veja a fotogaleria.

A partir de ontem, e até 16 de janeiro, a organização convida a comunidade poveira a colocar na sua janela ou varanda um pano branco, símbolo e cor da Paz.

O próximo evento acontecerá no dia 19 de dezembro, sábado. A Chama da Paz percorrerá o concelho no sentido de alertar a população e levar o anúncio de que algo está acontecer na Póvoa de Varzim. Uma tocha acesa é transportada por atletas pelas doze freguesias da Póvoa de Varzim, sendo que o Pelouro do Desporto dá uma ajuda fundamental nesta iniciativa. O percurso termina no Pavilhão Municipal.

No domingo, 20 de dezembro, às 15h00, no Pavilhão Municipal realiza-se a “Cerimónia pela Paz”, que vai proporcionar um espetáculo Danças da Índia pela Academia de Dança Diana Rego, seguindo-se a Marcha da Paz, do Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde se formará um Cordão humano. Aqui, também terão lugar atuações musicais pelo Prof. Rui Silva (canto) e Prof. Bruno Trocado (piano) da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Após um minuto de silêncio, será feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz. Caso as condições atmosféricas não permitam, as iniciativas previstas para a Praça do Almada serão realizadas no Pavilhão Municipal.

O Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, será assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz, às 16h00, e com a atuação do Prof. Paulo Veiga e Prof. Agostinho Gomes (Trompete), Prof. Marco Maia (Trompa) e do Prof. António Costa (Trombone) da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A 16 de janeiro, às 21h30 no Diana Bar, o Encontro pela Paz convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição e com a atuação de Ana Gil, da Academia Sportdance, de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha” e do Coro Manuel Giesteira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *