Nelas, Sociedade, Turismo

Mercado de natal de Nelas com milhares de visitantes

foto press mercado de natalA terceira edição do Mercado de Natal trouxe ao Mercado Municipal de Nelas o verdadeiro espírito natalício com mais de 50 expositores durante os dias 11, 12, e 13 de dezembro. Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de visitar uma montra privilegiada de produtos tradicionais da época, num evento que pretendeu dinamizar as tradições e o comércio local e que reuniu exposições de artesanato, produtos da terra, livros, gastronomia, espaço cafetaria, solidariedade e animação musical.

Ponto alto deste evento foi o maior “Tronco de Natal “ já alguma vez feito em Portugal, com cerca de 25 metros, um bolo solidário confecionado pela Pastelaria Salinas com o Apoio do Intermarché de Nelas e Mathias, que reverteu para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas e que fez a delícia de todos os presentes. 

A chegada do Pai Natal ao Mercado foi igualmente marcada por muitos momentos de magia e alegria para os mais pequeninos, que tiveram a possibilidade de tirar fotografias, bem como depositar as suas cartas no marco natalício, desenhar, brincar e andar no Carrossel Medieval. O espetáculo infantil “Tangerina e Spirulina com a sua Concertina” e o teatro musical “O Zoo do Joaquim” interpretado pela Sociedade Musical 2 de fevereiro encantaram também os mais novos.

Com uma agenda musical preenchida, o Mercado de Natal foi palco das atuações da Escola de Música da Sociedade Musical 2 de Fevereiro – Banda de Santar, dos Bombos do Paço, da Escola de Música e de Dança de Nelas (IAM), Coro Infantil do Bairro da Igreja, Grupo de Cantares “Serões da Beira Alta” e Banda Paracetamole.

Do programa fizeram ainda parte a Feira do Livro. a construção da Árvore de Natal pelo CNE Agrupamento 578 de Nelas, diversas atividades e espaços para crianças, Pintura de Rua (Aires Santos, Nelson Santos e António Dias), uma performance do Grupo de Teatro Hábitos de Carvalhal Redondo, bem como diversos workshops dedicados à quadra Natalícia e dirigidos a crianças e adultos, entre os quais “A Arte do Origami”, “Decorações de Natal”, “Este Natal vou aprender a fazer cupcakes em 2D e 3D”, “Como Construir Presépios com Produtos Naturais” e “Presépios em Caruma”, orientados por artesãos e profissionais do Concelho.

A vertente desportiva foi preenchida com a atividade “Christmas NightRun”, uma caminhada/corrida que reverteu também a favor da CPCJ de Nelas, com o acompanhamento do Grupo Motard “Fantasmas do Asfalto” e a participação especial de Cristiano Pereira, Atleta do Comité Paraolímpico. 

José Borges da Silva, Presidente da Câmara de Nelas que acompanhou de perto as atividades do Mercado, realçou a importância deste evento na dinamização da atividade económica local, nomeadamente do comércio tradicional, bem como o sucesso consecutivo desta iniciativa organizada pela Autarquia que leva já há três anos o espírito natalício e de convívio a toda a comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *